Bolsonaro decide depor; inquérito investiga denúncias de Moro

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) informou ao Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (6), que pretende depor presencialmente num inquérito que apura suposta interferência dele na Polícia Federal.

O recuo se dá uma vez que, até o momento, Bolsonaro vinha pedindo permissão da Justiça para se manifestar por escrito na ação.

A mudança foi informada ao STF pela Advocacia-Geral da União e anunciada em plenário hoje. Diante disso, a Corte adiou o julgamento que definiria se Bolsonaro poderia, ou não, prestar depoimento por escrito.

O inquérito foi aberto a partir de denúncias feitas pelo ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro, em 2019. Moro, ao deixar o governo Federal, acusou Jair Bolsonaro de tentar interferir politicamente na autonomia da PF, solicitando relatórios de inteligência e pedindo trocas no comando da corporação.

Em reunião ministerial de 22 de abril de 2020, que se tornou pública após ter a gravação vazada e espantou o país pelo linguajar usado, tanto por Bolsonaro, quanto pelos ministros, o presidente disse:

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro e oficialmente não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Se não puder trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”.

+ Bolsonaro: ‘As leis são para que eles se mantenham na linha e não nós’; assista

+ Paraíso fiscal: Câmara convoca e Senado convida Guedes e presidente do BC

+ Ministro da Educação sobre criação de universidades no Brasil: ‘Esqueceram do alicerce’

+ Curtinhas: Decoro? Queiroga justifica dedo do meio para manifestantes

+ Prefeito de SP condiciona Carnaval em 2022 com indicadores da Covid

Comentários

 




    gl