Categories: BrasilPolítica

Com aval de Ciro Gomes, PDT declara apoio a Lula no segundo turno

O presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou que o partido vai apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no segundo turno das eleições 2022 contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Em pronunciamento no início da tarde desta terça-feira (4), Lupi disse que a decisão entre os membros da legenda foi “unânime”. De acordo com ele, Ciro participou da reunião e disse que “endossa integralmente a decisão” do partido.

“Os presidentes estaduais, os deputados federais de mandato, senadores… Entramos em uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário — eu repeti isso três vezes, porque se tivesse voto contrário, está gravado — a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, disse o político em entrevista a jornalistas.


Leia também:

+ Governador reeleito de Minas, Romeu Zema anuncia apoio a Bolsonaro no segundo turno

+ Soraya Thronicke: ‘Nenhum desses bandidos merece meu apoio’

+ Diferente do que afirma Bolsonaro, maioria dos brasileiros não está com ele


A sigla vai propor que Lula incorpore a seu programa de governo algumas propostas do pedetistas, explicou Lupi. “Apresentamos três projetos, eu pessoalmente falei com a presidente do PT, a Gleisi, a questão da renda mínima, a renegociação da dívida do SPC e das pequenas empresas, a questão da escola e ensino integral e hoje aprovamos também a proposta – que não foi falada ainda com o PT – a questão do Código Nacional do Trabalho”.

Questionado sobre desavenças e ataques durante a campanha entre o candidato do PDT, Ciro Gomes, e Lula, o presidente da sigla respondeu que “o processo político às vezes descamba” e que é normal esse desentendimento “no calor da emoção”. “O partido existe para isso, quando ele se reúne e decide. Todos os filiados têm que acatar a decisão”.

Ao ser perguntado se Ciro Gomes, pessoalmente, declararia apoio a Lula, o presidente do PDT afirmou que não pode falar por Ciro, mas que ele ratificou a decisão do partido. Também afirmou que o líder pedetista ficará no Brasil e apoiou a decisão do partido, mas não falou de uma eventual participação de Gomes na campanha de Lula.

Ciro terminou a disputa presidencial em quarto lugar, com 3,06% dos votos válidos, ou seja, pouco mais de 3,4 milhões de votos.

O ex-governador do Ceará ficou muito preocupado com as eleições 2022 na esfera legislativa e nos executivos estaduais. O pedetista não esperava que o bolsonarismo estivesse tão forte e com capacidade de formar uma grande bancada no Congresso Nacional, além de ocupar espaços nos governos dos estados brasileiros.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

11 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Com mudança nos desfiles, Mocidade terá papel histórico em 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Agora é oficial: Grupo Especial do Rio terá 3 noites, o que você achou? Vote na enquete

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

13 horas ago
  • Política

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS. O senador Paulo Paim (PT-RS),…

13 horas ago