Categories: BrasilPolítica

Bolsonaro diz que Barroso é sujo e que Lula ‘vendeu até a mãe’ para continuar no poder

Jair Bolsonaro voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente e Barroso têm divergido em torno do voto impresso, ao qual o ministro é frontalmente contrário.

Na manhã desta segunda-feira (2), ao deixar o Palácio da Alvorada, o mandatário da República afirmou que Barroso “se acha o máximo”, mas sua atuação tem limites.

“Entre outras coisas, ele [Barroso] defende o aborto, a liberação de drogas, ele defende um montão de coisa que não presta. Ele se acha o máximo. Agora, ele tem os limites dele, eu tenho os meus e ele tem os deles. E ele tá abusando não é de hoje”, disse a apoiadores.

“Quem quer eleição suja e não democrática é o ministro Barroso. Esse cara se intitula como se não pudesse ser criticado. Ele foi para dentro do Parlamento fazer lobby”, disparou Bolsonaro. Nas últimas semanas, o ministro Barroso se reuniu com deputados e senadores de várias siglas a fim de tratar da defesa da urna eletrônica.

Como resultado, 11 siglas se colocaram contra o voto impresso, e a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso acabou adiada, por falta de votos favoráveis.

“O que ele ofereceu para o Parlamento? No dia seguinte, vários líderes trocaram integrantes da comissão. O que ele ofereceu? O que que esse homem tem de atraente?”, questionou o titular do Planalto.

Na conversa que teve mais de 40 minutos com apoiadores, Bolsonaro ainda atacou o ministro Luís Roberto Barroso usando um trocadilho de cunho homofóbico.

“O Barroso disse que as urnas são impenetráveis”., disse Bolsonaro, em claro tom de ironia, após atacar o sistema eleitoral por mais de 25 minutos.

A declaração arrancou gargalhadas dos apoiadores. “Igual ele”, disse um dos presentes, sob risos do presidente.

“Será? É só o senhor que é imbrochável, imorrível e intocável. Isso não é para qualquer um, não”, rebateu outro apoiador, citando uma dos chavões de Bolsonaro.

Bolsonaro xinga Lula 

O chefe do Executivo nacional ainda afirmou que querem “impor uma ditadura no Brasil usando as armas da democracia”. Ele disse que os mesmos ministros que tornaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegível serão os que irão contar os votos.

“Querem dar a direção ao Brasil para um corrupto, cachaceiro, que arrebentou as estatais, loteava tudo aqui e vendeu até a mãe para ficar no poder, aparelhou tudo… Querem fazer igual a Argentina? As consequência vêm aí”, disse o presidente após dizer que Barroso é “sujo”.

“O Barroso ajuda a botar o cara pra fora da cadeira e o torna elegível e o Barroso vai contar os votos dele lá, quais as consequências disso? Se as eleições tiverem problema, dizem ‘recorra à Justiça’. Qual Justiça? O Supremo, que colocou o Lula para fora e o tornou elegível?”, argumentou Bolsonaro na conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Os ataques acontecem no mesmo dia em que o Judiciário retoma os trabalhos após o recesso e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, prepara um duro discurso para rebater as acusações, sem provas, feitas pelo ex-capitão sobre a existência de fraudes eleitorais.

Presidente diz que ter votos suficientes para aprovar voto impresso

O presidente também afirmou que há votos suficientes na Câmara dos Deputados para aprovar o voto impresso. A comissão especial se reúne na próxima quinta-feira (5) para analisar o parecer do relator da matéria, deputado Filipe Barros, do PSL, favorável à impressão do voto.

Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do atual presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, do vice-presidente, ministro Luiz Edson Fachin, e do futuro presidente, Alexandre de Moraes, divulgaram uma nota, nesta segunda-feira (2), em defesa das urnas eletrônicas.

Os magistrados destacam que a contagem pública manual de cerca de 150 milhões de votos significará a volta ao tempo das mesas apuradoras, cenário das fraudes generalizadas que marcaram a história do Brasil.

Assista:

Leia também:

+ O que esperar da retomada da CPI da Covid-19? Sidney Rezende responde

+ Renan Calheiros pede quebra do sigilo bancário da Jovem Pan; emissora reage

+ Votos já são impressos e auditáveis, afirma TSE

+ Bolsonaro é considerado corrupto pela maioria dos brasileiros, diz pesquisa

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

12 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

13 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

13 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

17 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

21 horas ago