Votos já são impressos e auditáveis, afirma TSE

Urna eletrônica. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Urna eletrônica. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Neste domingo (1), dia em que capitais do país registraram atos de bolsonaristas a favor do voto impresso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma postagem em sua conta oficial no Twitter para reafirmar a seguranças das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral brasileiro.

A publicação ainda contou com um tom de ironia: “você sabia que os votos já são impressos?”, questionou o TSE no tuíte, explicando em seguida: “qualquer eleitor pode fazer a contagem de votos por conta própria. Isso é possível com o BU, o famoso Boletim de Urna. Faça sua própria auditoria! Compare os BUs que você escaneou com os publicados no site do TSE”.

O tribunal, sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso, vem fazendo um intenso trabalho de esclarecimento sobre as urnas eletrônicas devido aos recorrentes ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema.

Na live feita por Bolsonaro da última quinta-feira (29), na qual ele disparou diversas informações falsas sobre as urnas eletrônicas, o TSE desmentiu as acusações em tempo real.

Leia também:

+ Bolsonaro pode ser enquadrado em crime de responsabilidade por mentiras em live sobre sistema eleitoral

+ Live de Bolsonaro deixa políticos e jornalistas estarrecidos

Comentários

 




    gl