Categories: BrasilEconomia

Bolsonaro admite ‘conversar’ com Guedes sobre recriação de CPMF

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta quinta-feira (21) que cogita a possibilidade de criação de um novo imposto nos moldes da extinta CPMF. Ele diz, no entanto, que irá conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto, mas que não pretende instituir esse tributo sobre movimentações financeiras.

O novo imposto seria incluído na proposta de reforma tributária que o governo encaminhará em breve ao Congresso Nacional.

“Vou ouvir a opinião dele. Se desburocratizar muita coisa, diminuir esse cipoal de impostos, essa burocracia enorme, eu estou disposto a conversar. Não pretendo, falei que não pretendo recriar a CPMF. O que ele [Guedes] complementou? A sociedade que tome decisão a esse respeito”, disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Vale lembrar que Paulo Guedes já havia anunciado a recriação, apesar do presidente afirmar nas últimas semanas que não pretende criar o novo imposto. A Contribuição Social sobre Transações e Pagamentos (CSTP), como foi batizado o novo imposto, deverá ter uma alíquota de 0,22%. Guedes disse que caberá aos parlamentares decidir pela volta do tributo e explicou que, para que isso ocorra, haverá redução na tributação sobre a folha de pagamentos para estimular o emprego formal.

O discurso mudou e, agora, Bolsonaro admite conversar sobre o assunto. Ele afirmou que irá evitar conversar com a imprensa sobre o assunto alegando que todos os dias os veículos dizem que ele “recua” de falas anteriores.

“Não sei. Eu evito falar com vocês porque vocês falam que eu recuo: ‘O tempo todo ele recuou’”, afirmou irritado.

Extinta em 2007 pelo Congresso durante o governo Lula, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), também conhecida como imposto do cheque, foi um tributo criado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Era cobrado sobre vários tipos de transações, desde saques de dinheiro e emissão de cheques até pagamento de boletos bancários. A arrecadação total da CPMF ultrapassou os R$ 220 bilhões entre 1996 e 2007.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

11 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

12 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

12 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

12 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

12 horas ago