Categories: Brasil

Alerj aprova projeto que autoriza flexibilização do uso de máscaras no Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (26), um projeto de lei que autoriza que o governo do Estado e prefeituras flexibilizem o uso de máscaras.

A proposta altera a Lei 8.859/20, que definiu a obrigatoriedade de uso do equipamento durante a pandemia da Covid-19, assim como as penalidades pelo descumprimento da norma. O texto agora segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

A proposta prevê que os critérios e a data para flexibilização sejam definidos pela Secretaria de Estado de Saúde, que deve considerar algumas questões, como distanciamento social, percentual de vacinação da população, realização de eventos testes, entre outros. A pasta também vai decidir se a flexibilização valerá para lugares fechados ou apenas áreas abertas.

Segundo o presidente da Casa, deputado André Ceciliano, a medida segue os critérios científicos e caberá ao quadro técnico da SES definir os melhores parâmetros: “A Assembleia tem a autonomia para deliberar sobre esse tema porque fomos nós que determinamos a obrigatoriedade do uso de máscaras, em 2020. Agora, remetemos à Secretária de Saúde os critérios para que os técnicos, os cientistas, possam definir o momento e as condicionantes para essa flexibilização. Isso não é uma definição política; é a ciência prevalecendo porque só através da eficácia comprovada da vacinação é que nós pudemos deliberar sobre essa questão”.

Nos locais em que a SES determinar a permanência do uso de máscaras, continuarão valendo as penalidades por descumprimento da norma, que equivalem a multa de, aproximadamente, R$ 100,00 na primeira autuação, sendo dobrada em caso de reincidência. A multa pode ser multiplicada em até cinco vezes em caso de descumprimento reiterado.

O Rio chegou na noite desta segunda-feira (25) à marca de 65% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. Em tese, significa que o município chegou ao percentual definido pela própria prefeitura que permite abolir o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração.

Mesmo com uma liberação pelo Município, por enquanto, a regra vai continuar valendo na cidade, porque ainda está em vigor o decreto estadual que determina a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o estado.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ
  • Música

Amor maior do mundo, legenda Viviane Araújo junto de sua família

A atriz Viviane Araújo segue compartilhando os primeiros dias de uma nova etapa de sua vida. Agora mãe, pela primeira…

5 minutos ago
  • Carnaval/SP

Águia de Ouro apresenta samba, fantasias e elenco neste sábado

Campeã do Grupo Especial em 2020 e sexta colocada no último Carnaval em São Paulo, a Águia de Ouro realizará,…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Não existe mais quente! Mocidade busca hino para o enredo Terra de meu céu, estrelas de meu chão

A Mocidade Independente de Padre Miguel promove mais uma etapa de sua disputa de samba para o Carnaval 2023, neste…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Em novo espaço, Mocidade Alegre celebra 55 anos com ’24 horas de Samba’

Para comemorar os 55 anos de sua fundação, a Mocidade Alegre realiza neste sábado (24), uma das festas mais tradicionais…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2023: Império Serrano vive terceira fase eliminatória hoje

Com o enredo Lugares de Arlindo, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, o Império Serrano segue, neste sábado (24) as eliminatórias…

5 horas ago
  • Brasil

Mendonça derruba censura contra o UOL: ‘Amplo exercício da liberdade de expressão’

O ministro do STF, o Supremo Tribunal Federal, André Mendonça derrubou, na noite desta sexta-feira (23), decisão que determinava a…

14 horas ago