Categories: BrasilPolítica

Após aprovação do relatório da CPI da Covid-19, deputados cobram impeachment de Jair Bolsonaro

A aprovação nesta terça-feira (26) do relatório da CPI da Covid-19, com pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro por nove crimes, levou deputados federais da oposição a cobrarem o impeachment do ocupante do Palácio do Planalto.

Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar andamento a um dos mais de 130 pedidos de impeachment, que seguem engavetados. Ele está sendo pressionado a agir.

O relatório da CPI, aprovado por 7 a 4, indica que Jair Bolsonaro seja processado por sete crimes previstos no Código Penal, entre crimes contra a humanidade por extermínio, perseguição e outros atos desumanos, além de dois crimes de responsabilidade por condutas adotadas ao longo da crise do novo Coronavírus. A CPI chegou ao seu fim com os senadores respeitando um minuto de silêncio em homenagem aos milhares de mortos pela doença.

O relatório será entregue nesta quarta-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso dos crimes comuns, e da Câmara, em relação aos crimes de responsabilidade.

O líder da Minoria na Câmara, o deputado Marcelo Freixo cobrou que a Casa dê continuidade ao trabalho dos senadores e coloque “toda pressão para votar o impeachment de Bolsonaro”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da PGR que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac). Depois dessa primeira análise Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra Jair Bolsonaro e autoridades com foro privilegiado que tiveram o indiciamento pedido no relatório, como ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

O senador e vice-presidente da CPI da Covid-19, Randolfe Rodrigues, afirmou que, se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor lança enredo e surpreende ao apresentar carnavalesco

Com a missão de abrir o Grupo Especial em 2023, no dia 17 de fevereiro, a Independente Tricolor divulgou seu…

35 minutos ago
  • Geral

Dia dos Pais: Por que data é celebrada em agosto no Brasil?

O segundo domingo de agosto é a data reservada no Brasil para homenagear os pais. Aqui, o Dia do Papai…

1 hora ago
  • Política

Bolsonaro e ex-presidente Lula podem ficar frente a frente na próxima terça-feira

A posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, na próxima terça-feira (16), pode…

19 horas ago
  • Economia

Eu vi, eu quis, olhei o preço e devolvi: inflação vira inspiração para viral na web

A alta nos preços dos alimentos tem atormentado as famílias nas cinco regiões do Brasil. Com a volta do fantasma…

19 horas ago
  • Carnaval/SP

Rosas de Ouro faz audições para ala de passistas

A Sociedade Rosas de Ouro realizará audições para selecionar homens e mulheres interessados em integrar a nova formação de sua…

20 horas ago
  • Carnaval/RJ

Salgueiro abre espaço em sua ala de passistas para novos integrantes

Uma das alas mais conceituadas e premiadas do Carnaval carioca, a ala de passistas do Salgueiro abrirá espaço para novos…

20 horas ago