Categories: BrasilPolítica

Após aprovação do relatório da CPI da Covid-19, deputados cobram impeachment de Jair Bolsonaro

A aprovação nesta terça-feira (26) do relatório da CPI da Covid-19, com pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro por nove crimes, levou deputados federais da oposição a cobrarem o impeachment do ocupante do Palácio do Planalto.

Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar andamento a um dos mais de 130 pedidos de impeachment, que seguem engavetados. Ele está sendo pressionado a agir.

O relatório da CPI, aprovado por 7 a 4, indica que Jair Bolsonaro seja processado por sete crimes previstos no Código Penal, entre crimes contra a humanidade por extermínio, perseguição e outros atos desumanos, além de dois crimes de responsabilidade por condutas adotadas ao longo da crise do novo Coronavírus. A CPI chegou ao seu fim com os senadores respeitando um minuto de silêncio em homenagem aos milhares de mortos pela doença.

O relatório será entregue nesta quarta-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso dos crimes comuns, e da Câmara, em relação aos crimes de responsabilidade.

O líder da Minoria na Câmara, o deputado Marcelo Freixo cobrou que a Casa dê continuidade ao trabalho dos senadores e coloque “toda pressão para votar o impeachment de Bolsonaro”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da PGR que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac). Depois dessa primeira análise Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra Jair Bolsonaro e autoridades com foro privilegiado que tiveram o indiciamento pedido no relatório, como ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

O senador e vice-presidente da CPI da Covid-19, Randolfe Rodrigues, afirmou que, se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: CPI da CovidCPI da Covid-19destaqueImpeachment de BolsonaroJair Bolsonaro

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Veja os nomes confirmados pela X-9 Paulistana para o Carnaval 2025

Se preparando para desfilar no Grupo de Acesso 1, a X-9 Paulistana confirmou uma série de nomes para o Carnaval…

50 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

De calcinha e sutiã, Jojo Todynho revela peso atual após bariátrica

A cantora Jojo Todynho agitou as redes sociais nesta quinta-feira (28) ao postar uma foto usando apenas roupas íntimas. Aos…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Márcia Sensitiva faz previsão e revela quem deve vencer o BBB 24

A vidente Marcia Fernandes, conhecida como Márcia Sensitiva, revelou qual participante deve vencer o BBB 24. De acordo com a…

2 horas ago
  • Brasil
  • Economia
  • Política

Desemprego atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro, aponta IBGE

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado…

2 horas ago
  • Geral

Gripe pode matar? Médico explica e esclarece dúvidas sobre vacina

O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Após invadir BBB 24, Gil do Vigor revela participante que mexe com ele

Gil do Vigor voltou ao BBB. Ele participou, nesta quarta-feira (27), do quadro "Vamo Invadir Sua Casa", apresentado por Marcos…

4 horas ago