Categories: BrasilPolítica

Após aprovação do relatório da CPI da Covid-19, deputados cobram impeachment de Jair Bolsonaro

A aprovação nesta terça-feira (26) do relatório da CPI da Covid-19, com pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro por nove crimes, levou deputados federais da oposição a cobrarem o impeachment do ocupante do Palácio do Planalto.

Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar andamento a um dos mais de 130 pedidos de impeachment, que seguem engavetados. Ele está sendo pressionado a agir.

O relatório da CPI, aprovado por 7 a 4, indica que Jair Bolsonaro seja processado por sete crimes previstos no Código Penal, entre crimes contra a humanidade por extermínio, perseguição e outros atos desumanos, além de dois crimes de responsabilidade por condutas adotadas ao longo da crise do novo Coronavírus. A CPI chegou ao seu fim com os senadores respeitando um minuto de silêncio em homenagem aos milhares de mortos pela doença.

O relatório será entregue nesta quarta-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso dos crimes comuns, e da Câmara, em relação aos crimes de responsabilidade.

O líder da Minoria na Câmara, o deputado Marcelo Freixo cobrou que a Casa dê continuidade ao trabalho dos senadores e coloque “toda pressão para votar o impeachment de Bolsonaro”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da PGR que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac). Depois dessa primeira análise Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra Jair Bolsonaro e autoridades com foro privilegiado que tiveram o indiciamento pedido no relatório, como ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

O senador e vice-presidente da CPI da Covid-19, Randolfe Rodrigues, afirmou que, se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

Prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 31 milhões; quina tem 42 vencedores

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.447 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (25),…

32 minutos ago
  • Brasil
  • Política

Fernando Henrique Cardoso declara voto em Doria para presidente

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, anunciou que votará em João Doria para presidente nas eleições de outubro. "Já…

37 minutos ago
  • Brasil

Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil é a maior desde julho de 2020

O Imperial College de Londres atualizou hoje a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil. O número, que era de…

54 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

BBB 22: Luciano é o primeiro eliminado, com 49,31% dos votos

Definido o primeiro participante eliminado do BBB 22. Trata-se do ator e bailarino Luciano Estevan, com 49,31% dos votos. Ele…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Presidente da Tijuca, Horta mostra otimismo para o desfile 2022

Na noite da última segunda-feira (24) aconteceu plenária na Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa, para deliberar sobre…

10 horas ago
  • Política

Moro critica Lula, diz que Ciro quer circo e vê Bolsonaro sem compaixão

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, pré-candidato ao Palácio do Planalto para as eleições de 2022, concedeu…

11 horas ago