Ministro da Rússia diz que uso de armas nucleares causaria destruição

Soldado russo. Foto: Pikist

Soldado russo. Foto: Pikist

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse, nesta quarta-feira (2), que se uma Terceira Guerra Mundial ocorresse, envolveria armas nucleares e seria destrutiva. A infomação é da agência de notícias RIA.

Também nesta quarta as Forças Armadas russas iniciaram exercícios com submarinos nucleares e lança-mísseis terrestres em diferentes regiões do país, porém, distantes dos focos de conflito bélico com a Ucrânia.

No último domingo o presidente Vladimir Putin determinou a clasificação de armas nucleares de represália em posição de alerta grave.

Os submarinos russos navegavam pelo Mar de Barents, ao leste da Finlândia, e os lançadores de mísseis percorriam estradas na Sibéria, no centro-norte russo.

Os militares russos, no entanto, não disseram se os exercícios estavam ligados à ordem de Putin e se os exercícios representavam uma mudança nas atividades ou posturas normais de treinamento nuclear do país.

Refugiados

Mais de 800 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão promovida pela Rússia, há uma semana. O número foi divulgado nesta quarta pela agência da Organização das Nações Unidas para refugiados, o Acnur, e diz que pelo menos 836 mil indivíduos buscaram proteção em outros países.

A maioria, cerca de 450 mil, fugiu para a vizinha Polônia. Romênia e a Moldávia também têm recebido centenas de pessoas.

A estimativa é que mais de 4 milhões de pessoas deixem a Ucrânia, o que, para a ONU, pode ser a maior crise de refugiados do século.

Leia também:

+ Prédio da polícia em Kharkiv aparece em chamas após ser atingido por míssil

+ Casa Branca refuta ameaça nuclear e países Europeus pedem Ucrânia na Otan

Comentários

 




    gl