Liga e prefeitura estabelecem prazo para definir situação do Carnaval de Santos

Desfile do Carnaval de Santos. Foto: Susan Hortas

Em reunião realizada na última terça-feira (21), a Liga Independente e Cultura das Escolas de Samba de Santos (Licess), a Prefeitura Municipal de Santos e a Secretaria de Cultura estabeleceram o mês de setembro como prazo final para tomada de decisão em relação à realização, adiamento ou cancelamento dos desfiles do Carnaval 2021.

A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (22), através de nota publicada nas redes sociais da Liga.

O presidente da entidade, Benedito de Andrade Fernandes, o Ditinho, disse em recente entrevista ao G1, que o ideal será alterar o regulamento, permitindo redução de números de alegorias, componentes e alas. Outra mudança seria a postergação dos desfiles – previstos para 5 e 6 de fevereiro – para maio ou junho.

É bom lembrar que em declaração ao canal “Santos Carnaval”, no mês de junho, o dirigente revelou que irá procurar os candidatos da próxima eleição municipal, visando garantir a realização da festa nos anos seguintes.

“Esse filme eu já assisti. Ficamos vários anos sem Carnaval aqui. Foi muito difícil retomar. Sofremos muito. Tenho receio de existir uma paralisação em 2021 e não ter Carnaval no ano seguinte. Por mais que se tenha um termo de compromisso, tenho medo do poder público não cumprir com sua parte. Se o Carnaval parar em Santos, a tendência é que não tenha nunca mais”, afirmou.

Benedito Fernandes (Ditinho) - Presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos. Foto: Nei Sposito
Benedito Fernandes (Ditinho) – Presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos. Foto: Nei Sposito

Confira a nota divulgada pela Licess

NOTA OFICIAL DA LICESS
CARNAVAL 2021

A Liga Cultural Independente das Escolas de Samba de Santos – LICESS vem a público posicionar-se diante do cenário ainda incerto que envolve a realização do Carnaval 2021 em nossa cidade.

Primeiramente, entendemos que, apesar do momento delicado, a questão é pertinente. Ainda que alguns teimem em menosprezar e distorcer a natureza de nosso evento, que cresce em estrutura, qualidade e repercussão a olhos vistos, estamos diante de uma cadeia produtiva que mobiliza atualmente 17 comunidades, além de fornecedores,
patrocinadores e centenas de profissionais e voluntários, desde a criação até a transmissão dos desfiles.

Debater a situação é, portanto, demonstrar respeito e empatia por todas essas pessoas, para que elas possam se preparar para qualquer desfecho, inclusive uma retomada somente em 2022. E também dar satisfação às milhares de pessoas que apreciam, frequentam e participam do dia-a-dia das Escolas de Samba, que não só representam um patrimônio cultural do país, como têm demonstrado importante capacidade de mobilização no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Isto posto, informamos que, em reunião ocorrida na noite da última terça-feira (22), a LICESS, a Prefeitura Municipal de Santos e a Secretaria de Cultura estabeleceram em conjunto o mês de setembro como prazo final para tomada de decisão em relação à realização, adiamento ou cancelamento do Carnaval 2021.

Até lá, estaremos empenhados em monitorar, avaliar e propor alternativas para que, independente do que for decidido, as consequências possam ser assimiladas a curto, médio e longo prazos pelas agremiações, comunidades e demais envolvidos em nosso grandioso espetáculo. Os canais da LICESS, por sinal, seguem abertos para sugestões e debates.

A única certeza que temos, neste momento, é que trabalharemos incansavelmente não só para chegarmos a um consenso, como, principalmente, para prosseguirmos a partir dele.

Contamos com a compreensão de todos.

A DIRETORIA
LICESS – SANTOS
Ditinho Fernandes – Presidente

Leia também:

+ Em reunião com Bruno Covas, Liga-SP busca entendimento sobre o próximo Carnaval

+ Escolas do Rio decidem postergar definição sobre Carnaval 2021

+ Incerteza faz Globo não iniciar pagamento referente aos desfiles de 2021; Liga se posiciona










Comentários

 




    gl