Carnaval 2021 em Santos: presidente da Liga revela conversas com o poder público

Benedito Andrade Fernandes. Foto: Reprodução

O Carnaval da cidade de Santos, o segundo maior do estado de São Paulo, como não poderia ser diferente, também está debatendo a realização dos desfiles de 2021, em razão do impacto da pandemia da Covid-19.

Benedito de Andrade Fernandes, conhecido como “Ditinho”, presidente da Liga Independente e Cultura das Escolas de Samba de Santos (Licess), disse após reunião com secretário de cultura do município, Rafael Leal, foi informado que existe “a intenção do poder público de realizar o Carnaval em 2021, desde que a ciência ache uma saída através de uma vacina”.

“O secretário pediu para gente continuar conversando, que as escolas continuem com seus agendamentos, porque a intenção do poder público é realizar o Carnaval de 2021, desde que a ciência venha com alguma alternativa, que seja a vacina. Vamos ter novas conversas, vamos no reunir novamente e vamos acompanhando os acontecimentos no mundo, da ciência, do Ministério da Saúde, da OMS, para ver qual rumo que tomaremos para o Carnaval de 2021”, explanou o dirigente.

Segundo site G1, os comandantes das agremiações santistas vão aguardar alguns meses para verificar se a vacina contra a doença será liberada a tempo e se as escolas terão tempo hábil para se prepararem para a folia do próximo ano.

“Querendo ou não, os trabalhos atrasaram. As escolas estão montando os temas e criando os sambas-enredo por meio de chamadas de vídeo, mas a confecção de fantasias e de carros alegóricos está parada. Não adianta fazermos um investimento alto e, de repente, não ser realizado o carnaval. Então, mesmo com a vacina, vamos ver se o tempo que teremos será propício”, declarou Ditinho.

O dirigente ainda disse que o ideal será alterar o regulamento, permitindo redução de números de alegorias, componentes e alas. Outra mudança seria o adiamento dos desfiles – previstos para 5 e 6 de fevereiro – para maio ou junho.

Desfile 2020 da Unidos dos Morros, atual campeã do Carnaval de Santos. Foto: Luiz Henrique

Em recente entrevista ao canal “Santos Carnaval”, o presidente da Liga revelou que irá procurar os candidatos da próxima eleição municipal, visando garantir a realização dos desfiles nos anos seguintes.

“Esse filme eu já assisti. Ficamos vários anos sem Carnaval aqui. Foi muito difícil retomar. Sofremos muito. Tenho receio de existir uma paralisação em 2021 e não ter Carnaval no ano seguinte. Por mais que se tenha um termo de compromisso, tenho medo do poder público não cumprir com sua parte. Se o Carnaval parar em Santos, a tendência é que não tenha nunca mais”, falou.

João Doria. Foto: Reprodução

Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na última quarta-feira (15), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, afirmou que o ano novo e o Carnaval não vão acontecer enquanto uma vacina para a Covid-19 não estiver disponível.

“Nós não temos que celebrar nem ano novo e nem Carnaval diante de uma pandemia. Apenas com a vacina pronta, aplicada e a imunização feita que podemos ter celebrações que fazem parte do calendário do país. Nesse momento, não”, afirmou.

Leia também:

+ Bruno Covas cita conversa com escolas de samba visando o Carnaval 2021

+ Incerteza faz Globo não iniciar pagamento referente aos desfiles de 2021; Liga se posiciona

+ Escolas do Rio decidem postergar definição sobre Carnaval 2021










Comentários

 




    gl