Malleus Maleficarum é o enredo do Império de Niterói para o Carnaval Virtual 2020

Conheça a sinopse do enredo do GRESV Império de Niterói para o Carnaval Virtual 2020. A escola apresentará o enredo “Malleus Maleficarum – Aqui começa o teu sortilégio” de autoria do carnavalesco Rafael Menezes.

 

SINOPSE

Malleus Maleficarum – Aqui começa o teu sortilégio

Autor: Rafael Menezes

Um rastro ardente marcou séculos de perseguição na Europa. Eram os corpos femininos que protagonizaram o espetáculo da fogueira. Ao menor sinal de suspeita de práticas de bruxaria, iniciava-se a caçada, o julgamento e a condenação de mulheres acusadas de pacto com o diabo. “As mulheres eram lindas de se ver, mas contaminavam ao serem tocadas”, dizia o Malleus Maleficarum do século XV, livro que legitimou a perseguição às hereges. A propagação do terror em torno do corpo feminino na Europa segregou homens e mulheres principalmente nas regiões do campo. Enquanto a fogueira era abastecida de gente, a distribuição das terras era concentrada nas mãos de poucos e o patriarcado se excitava. As chamas eram uma distração, um efeito especial para ofuscar um projeto de poder.

A Era das Reformas e o surgimento da imprensa fizeram a caça às bruxas se alastrar. Antes mesmo do protocolo de perseguição do Malleus, havia julgamentos coletivos e Joana d’Arc pagava o preço de suas visões na França. Já em Portugal, a lendária bruxa de Évora fazia aparições em seu bode alado. Sua história sobrevoou o Atlântico e chegou ao Brasil, assim como a rainha africana Agotime, escravizada por feitiçaria. Mais acima, nos Estados Unidos, terra onde a tradição do Halloween se instalou durante a colonização, houve o episódio das bruxas de Salém.

A Revolução Científica e o Século das Luzes se colocam no horizonte e, com o progresso da razão, a imagem de um mal absoluto começa a se fragmentar, fator que irá ajudar a interromper um ciclo de violência. Apagaram as fogueiras, mas o ato de demonizar o outro persiste até hoje.

Com o passar do tempo, o imaginário das bruxas diabólicas serviu de referência para obras de ficção. Surgiram também personagens ressignificadas em contextos mais lúdicos, desde a ranzinza moradora da casa de número 71 até a famosa velha com aparência de jacaré, incluindo ainda as malévolas de bom coração. Há sempre um feitiço que nos encanta.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

Escola Recebe sambas até 15/04/2020

Comentários

 




    gl