Filho de Teori Zavascki confirma morte do ministro do STF após queda de avião

Teori Zavascki. Foto: Fotos Públicas

Teori Zavascki. Foto: Fotos Públicas

A família do ministro Teori Zavascki confirmou nesta quinta-feira (19) que o magistrado estava na aeronave que se acidentou em Paraty, no Rio de Janeiro. Francisco Prehn Zavascki confirmou a morte do pai no Facebook em publicação feita às 18h05.

“Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”.

Minutos antes, o filho do ministro lamentou o acidente no Facebook: “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”

Inicialmente, a assessoria de imprensa do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou que o nome do ministro Teori Zavascki estava na lista de passageiros, mas não confirmou se ele efetivamente embarcou na aeronave.

Segundo a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), o avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília).

De acordo com funcionários do aeroporto de Paraty, a aeronave caiu no mar por volta das 13h30, momento em que chovia na região.

De acordo com a “BBC Brasil”, o avião de pequeno porte e com capacidade para oito pessoas, estava em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado válido até abril de 2022 e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), outras três pessoas estavam a bordo. Até a publicação desta nota, os nomes não haviam sido divulgados.

Teori Zavascki era o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. As homologações das delações premiadas de executivos de empreiteiras, que comprometem deputados, governadores e outros políticos, estavam nas mãos dele e seriam feitas agora em fevereiro.

Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

O magistrado teve o nome aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e quatro contrários. Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, que havia se aposentado no mesmo ano.

Facebook. Foto: Reprodução
Facebook. Foto: Reprodução

 

 

 

 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, divulgou nota de pesar pelo falecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Para Janot, Zavascki exerceu seu trabalho de forma ética, isenta e extremamente técnica.

Janot destacou que Teori “não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte” durante as investigações da Operação Lava Jato.

“É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado”, disse Janot.

Leia também:

– Ministro Teori Zavascki estava no avião que caiu no Rio de Janeiro

Comentários

 




    gl