Categories: Carnaval/RJRachel Valença

Crise no Império: Erro primário pode comprometer pontuação do Império Serrano

Nestes momentos de aflição e ansiedade que precedem a apuração do resultado do Carnaval, uma preocupação a mais ocupa a cabeça do torcedor imperial: os décimos que talvez penalizem a escola por não ter cumprido o tempo mínimo de desfile.

Não se trata de um quesito subjetivo, mas sim de cronometragem. O relógio funciona igual para todas as concorrentes e cabe a cada agremiação a leitura e análise do regulamento e a administração do tempo de desfile, controlado pelo Departamento de Carnaval e transmitido à Harmonia, em geral por radiodifusores.
Quem estava, como eu, na dispersão, à espera do momento de confraternização que sucede o desfile, viu claramente que as últimas alas foram orientadas a correr e deixar livre a pista, atitude típica do perigo de exceder o tempo máximo, preocupação constante de uma escola de grande contingente, como o Império Serrano.

Portanto, a notícia de que não conseguimos cumprir o tempo mínimo estabelecido deixou boquiaberta e chocada a família imperial. Desfilar sem estourar o tempo é muitas vezes problemático: qualquer descuido ou incidente pode atrasar a finalização do desfile. Já o cumprimento do tempo mínimo é banal, porque a bateria, que encerra o desfile, pode ser retida por alguns minutos no último setor sem que isso cause estranheza. A Sinfônica, com seu repertório de convenções criativas, não teria problema de fazer isso, levando ao delírio, como sempre, as arquibancadas populares.

Em vez disso, a direção da escola preferiu acelerar desastrosamente o desfile, rumo ao abismo. O componente, que pagou e suou em ensaios, o torcedor que acompanha com paixão a saga sofrida da escola, todos esperam uma explicação. Uma boa explicação. Não mais o chororô da injustiça, da perseguição política e do boicote.

Desejo ardentemente que essa penalidade não se confirme. Se se confirmar, a direção de Carnaval do Império Serrano deverá vir a público se explicar: entender as razões do desastre talvez traga consolo ao ferido coração imperiano, mas certamente ajudará a escola a dar prosseguimento à sua trajetória com mais transparência e eficácia.

*Este texto de Rachel Valença foi escrito antes do comunicado abaixo:

Participo aos membros do Conselho Deliberativo do G.R.E.S Império Serrano, que com a anuência e o consentimento de nossa Presidente Vera Lúcia, a Direção de Harmonia foi distituida e que os demais componentes do segmento Harmonia também não fazem mais parte do Departamento de Carnaval.

Oportunamente, serão tomadas medidas necessárias para a constituição de um novo grupo.

Atenciosamente,

Paulo Elias
Vice-Presidente de Carnaval

Rachel Valença

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

15 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

17 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

17 horas ago