VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão nesta segunda

Terremoto no Japão. Foto: Reprodução/Twitter/@anitablian

Terremoto no Japão. Foto: Reprodução/Twitter/@anitablian

O Japão emitiu nesta segunda-feira (1º) um alerta para risco de tsunami na costa oeste do país após uma série de terremotos atingir a região. O mais forte deles teve magnitude 7,6, segundo o serviço meteorológico japonês.

O terremoto de magnitude preliminar 7,6 provocou ondas de cerca de 1 metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, com uma onda maior esperada, segundo a TV pública japonesa NHK.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as regiões costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama, o primeiro grande alerta desde o terremoto e tsunami de março de 2011 que atingiu o nordeste do Japão. Um grande aviso de tsunami significa que existe a possibilidade de ondas com mais de 3 metros.

Algumas casas foram destruídas e unidades do Exército foram enviadas para ajudar nas operações de resgate, disse a repórteres o porta-voz do governo, Hayashi Yoshimasa, acrescentando que as autoridades ainda estavam avaliando a extensão dos danos.

“Os moradores precisam ficar em alerta para possíveis novos terremotos e peço às pessoas em áreas onde se espera que haja tsunamis que saíam o mais rápido possível”, disse o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

Segundo a rede de TV japonesa NTV, um homem morreu ao ficar preso em escombros de um prédio que desabou durante um dos tremores. Não havia mais registro de vítimas até a última atualização desta notícia.

O terremoto ocorreu durante o feriado de 1º de janeiro, quando milhões de japoneses tradicionalmente visitam templos para marcar o Ano Novo.

 

Comentários

 




    gl