Tribunal bane Rússia da Olimpíada de Tóquio e Copa de 2022

Bandeira da Rússia. Foto: Reprodução de Internet

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira (17) que a Rússia está proibida de participar de competições mundiais do esporte até dezembro de 2022.

Com isso, a Rússia fica de fora da Olimpíada de Tóquio, que está prevista para julho de 2021, e da Copa do Mundo do Qatar em 2022. Segundo o tribunal, o país não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial.

“O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, afirmou o tribunal.

“Como consequência, o painel emitiu uma série de ordens que entram em vigor em 17 de dezembro de 2020 por um período de dois anos, ou seja, até 16 de dezembro de 2022”, completou.

O tribunal estabelece ainda que atletas russos podem participar de competições internacionais apenas se “o uniforme usado não contenha a bandeira da Federação Russa e contenha as palavras ‘atleta neutro’, mas sem nenhuma alusão ao país”.

A medida também proíbe o uso da bandeira da Rússia em torneios, assim como a exibição do hino do país.










Comentários

 




    gl