Super Lua Azul: Saiba a que horas e como assistir ao fenômeno nesta quarta-feira

Lua. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Lua. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A chamada “Super Lua Azul”, a maior e mais brilhante lua cheia do ano de 2023, acontecerá nesta quarta-feira (30), a partir das 22h35 pelo horário de Brasília, e deve durar a noite toda, sendo visível a olho nu em todo o planeta. É que ela estará em seu ponto de órbita mais próximo da Terra, o chamado “perigeu”.

A maior aproximação entre a Terra e a Lua será às 22h35 – no horário de Brasília – quando a lua estará a 357.181 quilômetros da Terra. Segundo o Observatório Nacional, a distância média até nosso satélite natural é de cerca de 384.400 quilômetros.

Apesar do nome popular do fenômeno, o satélite natural da Terra não ficará de fato azul, mas estará maior e mais brilhante, devido à aproximação com o nosso planeta. Em regiões em que o céu estiver nublado, a visibilidade do fenômeno, que voltará a acontecer, segundo a Nasa, apenas em 2032, pode ser difícil.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional em entrevista à Agência Brasil.

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte. Confira as condições de observação, de acordo com a plataforma Meteum:

– Favorável (céu limpo): Porto Alegre;

– Ligeiramente desfavorável (parcialmente nublado): Campinas, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís. Belém e Manaus;

– Desfavorável (nublado e/ou chuvoso): Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande e Goiânia.

Comentários

 




    gl