Categories: Geral

STF derruba decisão que permitia prefeitura do Rio censurar HQ com beijo gay na Bienal

“O regime democrático pressupõe um ambiente de livre trânsito de ideias”. Foi assim que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, justificou sua decisão de derrubar a sentença que autorizava a prefeitura do Rio de Janeiro a censurar obras na Bienal do Livro que apresentassem conteúdo homossexual. A decisão foi proferida na tarde deste domingo (8).

No parecer, Toffoli afirmou que a cena entre dois personagens masculinos se beijando no HQ “Vingadores – A Cruzada das Criança” não fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e, portanto, não deve ter seu conteúdo censurado.

O ministro também criticou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que autorizou o recolhimento dos livros pela prefeitura. Para Toffoli, o parecer do TJ “viola a ordem jurídica, e, no mesmo passo, a ordem pública”.

A decisão do ministro atendeu a um pedido feito mais cedo pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Na solicitação, Dodge pretendia “impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país”.

Entenda o caso

Na quinta-feira (5), a prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal do Livro recolhessem a obra Os Vingadores – a caçada das crianças.

Na sexta-feira (6), os organizadores do evento entraram com mandado de segurança para impedir a apreensão dos livros. O desembargador da 5a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, Heleno Pereira Nunes, concedeu liminar impedindo que a prefeitura do Rio realizasse o recolhimento de livros de qualquer conteúdo em exposição e venda na feira literária.

No sábado (7), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Claudio de Mello Tavares, aceitou o pedido da prefeitura carioca para recolher, na Bienal do Livro, obras que tratem de temas LGTB – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros “de maneira desavisada” para crianças e jovens. Com a decisão, os expositores só poderiam comercializar essas obras em embalagens lacradas e que contenham “advertência de seu conteúdo”.

No domingo (8), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio de apreensão de livros e revistas com temática LGBT. “A decisão ora impugnada fere frontalmente a igualdade, a liberdade de expressão artística e o direito à informação, que são valorizados intensamente pela Constituição de 1988, pelos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil e, inclusive, por diversos precedentes do egrégio Supremo Tribunal Federal”, escreveu Dodge.

*Com Agência Brasil

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Beijo GayBienal do LivroCensuraCrivelladestaqueHQMarcelo Crivella

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

14 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

14 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

16 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

16 horas ago