Sonda Chinesa pousa pela primeira vez em lado oculto da lua; veja fotos

Primeira foto do lado oculto da lua enviada pela sonda Chang'e 4. Foto: Reprodução/CNSA

Primeira foto do lado oculto da lua enviada pela sonda Chang’e 4. Foto: Reprodução/CNSA

A Sonda chinesa Chang’e-4 aterrissou na madrugada desta terça-feira (03), no horário de Brasília, no lado oculto da lua. Esta é a primeira vez na história que uma nave espacial alcança o território inexplorado. A informação foi confirmada pela jornal estatal chinês Diário do Povo.

O “lado oculto” da lua é uma região no astro que nunca é vista pela Terra. Pioneira, a Chang’e-4 irá realizar missões como observação astronômica de rádio de baixa frequência, análise de terreno e relevo, detecção de composição mineral, entre outras ações para estudar o meio ambiente no lado oculto da Lua.

A Chang’e 4 decolou da Terra em direção à Lua a menos de um mês, no dia 8 de dezembro. O lançamento foi feito por meio do foguete Long March-3B, do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan.

Foto da lua durante o pouso da sonda Chang'e 4. Foto: Reprodução/CNSA
Foto da lua durante o pouso da sonda Chang’e 4. Foto: Reprodução/CNSA
Foto do solo lunar após o pouso da sonda Chang'e 4. Foto: Reprodução/CNSA
Foto do solo lunar após o pouso da sonda Chang’e 4. Foto: Reprodução/CNSA

Objeto celeste mais distante

Este já é o segundo feito espacial em destaque de 2019. Na última terça-feira (01), a Nasa confirmou que uma de suas sondas alcançou a região mais distante já explorada. A New Horizons alcançou um objeto celeste batizado de Ultima Thule, localizado em uma região após Plutão.

A rocha coberta de gelo, de aproximadamente 30 quilômetros de diâmetro, está há 6,5 bilhões de quilômetros da Terra. Ela integra o cinturão de Kuiper, local onde os cientistas acreditam que estejam os corpos celestes remanescentes da formação do Sistema Solar.

Comentários

 




    gl