Samsung pede desculpas a funcionários que contraíram câncer

Samsung. Foto: Reprodução

Samsung. Foto: Reprodução

A Samsung Eletronics se desculpou oficialmente, nesta sexta-feira (23), com funcionários que contraíram câncer causados por trabalhos nas fábricas da empresa. O pedido público de desculpas — importante em culturas orientais — ocorreu mais de uma década depois do escândalo, revelado em 2007.

Cerca de 240 pessoas foram diagnosticadas com doenças relacionadas às atividades que desempenhavam nas fábricas da Samsung. Os funcionários trabalhavam com semicondutores e telas de cristal líquido. Desse número, aproximadamente 80 faleceram; incluindo, Hwang Yu-Mi, cuja morte em decorrência de uma leucemia chamou atenção ao caso.

No início do mês, a Samsung anunciou que um acordo havia sido firmado para indenizar os funcionários afetados. A empresa pagará um valor de até 150 milhões de wons (aproximadamente R$ 504 mil) para cada caso. Serão cobertos 16 tipos de câncer ou doenças raras, abortos, ou filhos de funcionários que foram vítimas de enfermidades congênitas. Para receber a quantia, é preciso ter trabalhado na fabricante por pelo menos um ano a partir de 1984.

Maior produtora de smartphones e semicondutores do mundo, a Samsung Electronics é a principal unidade do grupo Samsung. A empresa faz parte de um dos conglomerados industriais que dominam a economia da Coreia do Sul.

Comentários

 




    gl