Restaurante que fecha para almoço…

O descuido com os detalhes nos negócios é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas e empresários brasileiros.  É nos detalhes que mora o perigo. Aliás, você já viu alguém tropeçar em pedra grande? É raro…

Vamos aos fatos:

* Quanto é necessário investir para abrir um restaurante num grande shopping Center? Muito.

* Quanto é preciso vender para alcançar o ponto de equilíbrio, ou seja, o ponto em que não se obtém nem lucro nem prejuízo, somente se zera a conta? Muito.

* Quanto é preciso investir para conquistar novos clientes? Muito.

Pois é, mesmo assim, outro dia presenciei um restaurante, instalado num lindo shopping center de Curitiba, fechar as portas quando os clientes começaram a chegar.

Inacreditável, não? Mas é a pura verdade!

A desculpa (verdadeira) dos funcionários foi: “Não estávamos preparados para esse movimento de almoço numa segunda-feira”. Os que chegaram antes do triste episódio, conseguiram almoçar depois de cerca de 2 horas de espera. Foi o meu caso.

Por que não se prepararam? Falta de atenção aos detalhes. Esqueceram de acompanhar a programação do maior centro de evento de Curitiba, que fica a menos de 1 km de distância do shopping onde estava sendo realizado um evento para 2.500 pessoas.  Além disso,  não se informaram sobre as ações de marketing do shopping. Ele estava oferecendo transporte exclusivo aos participantes do evento para irem aos restaurantes do shopping almoçar.

As perguntas que não querem calar são:

O que pensará o dono do restaurante (aquele que fez o investimento, que paga as contas no fim do mês, que define as estratégias para atrair clientes etc) ao saber que seus funcionários fecharam a porta na cara dos clientes? Certamente, a indignação desses fregueses deverá afastá-los da ideia de voltar ao tal restaurante.

Por que ele não está observando o que ocorre a sua volta? Será que a autoconfiança, usual de quando o negócio alcança certo nível de sucesso, está ofuscando a visão desse empresário?

Isso nos dá uma amostra das razões reais do fracasso de muitos negócios.  Por isso caro leitor: cuidado com os detalhes!

Comentários

 




    gl