Recém-nascido nasce com anticorpos contra Covid-19; caso chama atenção

Recém nascido. Foto: Reprodução de Internet

Um recém-nascido com teste negativo para a Covid-19, mas positivo para anticorpos, chamou atenção da comunidade científica em todo o mundo.

Nascido na sexta-feira (23), no Hospital San Jorge, de Huesca, na Espanha, o bebê de Huesca atraiu a atenção da mídia devido à possibilidade de ser um dos primeiros casos de transmissão de Covid-19 durante a gravidez.

O menino, cuja mãe estava infectada, fez um primeiro teste depois de nascer e apresentou resultado positivo em uma primeira PCR realizada assim que saiu do útero materno. Mas os médicos decidiram repetir o teste, que deu negativo, embora na sorologia se determinasse que a criança tinha anticorpos.

De acordo com profissionais da saúde, o bebê pode ter contraído os anticorpos através da placenta, um dos poucos casos que já ocorreram no mundo.

Segundo a equipe médica, em entrevista à imprensa local, o recém-nascido permanece sob vigilância na unidade pediátrica. Pesquisadores apontam que, em geral, os bebês infectados com o novo Coronavírus não desenvolvem sintomas graves.

Em julho, um estudo publicado na “Nature Communications” revelou o que poderia ser o primeiro caso desse tipo de transmissão: um bebê que nasceu em um hospital parisiense em março. A mãe foi infectada por Covid-19 na última fase da gravidez e submetida a uma cesariana de urgência.










Comentários

 




    gl