Rádio SRzd cresce 60% sua audiência em abril

Rádio. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Os números consolidados da audiência do mês de abril atestam o acerto da reformulação da programação realizada pela Rádio SRzd. Em 60 dias, quase 200 mil ouvintes conheceram o conceito “as paixões do brasileiro: Samba, Carnaval e Futebol”. O mês de abril registrou um salto de 60% em relação a março.

Atingir em dois meses o objetivo traçado para 120 dias é uma satisfação e uma responsabilidade.

O coordenador da Rádio SRzd, Marco Antonio Monteiro, reconheceu que os números vieram acima do planejamento inicial. “Atingir em dois meses o objetivo traçado para 120 dias é uma satisfação e uma responsabilidade. Do lado do mercado, para sustentar e crescer, será preciso enfrentar a crise brasileira e a dúvida da novidade. Do lado do público, sempre mais aberto, conseguir oferecer novas ações que ele não encontra nas rádios abertas.”

A direção da Rádio optou em apostar em talentos conhecidos do público e, ao mesmo tempo, profissionais abertos ao novo. Ouvir música, esporte e notícia pelo celular, tablet e computador é um hábito que ainda está sendo construído. O apresentador dos programas “Zap Samba Bola” e “Samba do Meio-Dia”, que vai ao ar aos sábados e domingos, Robson Aldir, é um dos campeões de audiência que está atento à mudança de geração de ouvintes. “Eu já imaginava uma reação positiva do público, mas confesso que estou surpreso com o volume e a rapidez dessa resposta dos ouvintes. Eu venho monitorando a aceitação do conteúdo falado mundo afora. Nos Estados Unidos, por exemplo, a plataforma mais popular hoje é o podcast, uma ferramenta de áudio. Porém, imaginava que no Brasil a procura por informação e entretenimento seria mais gradual com as novas mídias. Mas os números animadores do primeiro instante de vida da Rádio SRzd revelam que o país também está buscando se reinventar”, diz o jornalista.

O ouvinte se sente entusiasmado ao receber informação com qualidade e dinamismo e ser colocado como protagonista.

Raul Machado, que já tem incumbência de trabalhar ao lado de Marco Antonio no projeto de expansão da rádio, é outro que está bem otimista quanto ao futuro de curto prazo. “Assim como apostou na cobertura do Carnaval na internet, segmento em que é líder de audiência há mais de uma década, o SRzd turbinou sua web rádio com outra paixão que faz parte do cotidiano do brasileiro: o Futebol. O sucesso em audiência é resultado do trabalho de uma equipe de profissionais apaixonados pela comunicação que a cada transmissão segue um estilo próprio de transmissão, com criatividade, inovação e interação. O ouvinte se sente entusiasmado ao receber informação com qualidade e dinamismo e ser colocado como protagonista”.

Raul está se referindo a Evaldo José, Antonio Carlos Duarte, Felipe Santos e o repórter convidado Cláudio Perrout. O narrador Evaldo José nunca deixa de agradecer aos ouvintes pelos generosos números dos primeiros 60 dias. “Estou emocionado e muito feliz com o carinho e a recepção do público. O crescimento da audiência tem muito a ver com a paixão com que fazemos, a credibilidade e o dinamismo de nossas transmissões. O rádio interativo voltou!”. Não só o rádio com participação mais fácil retornou ainda mais forte, como está aberto a mudanças. Antonio Carlos Duarte, por exemplo, tem sido muito elogiado por seus comentários sinceros, certeiros e com humor no ponto certo. “Para mim, foi um desafio a função de comentarista e estou muito agradecido pela confiança em mim depositada pelos nossos ouvintes”.

Nós não poderíamos ficar de fora desse movimento super importante de crescimento de veículos de imprensa online. E a Rádio SRzd é um símbolo disso.

Felipe Santos é outro que se impressionou com a resposta dos ouvintes. “Ser repórter de uma web rádio tem sido uma experiência única. É uma oportunidade de unir jornalismo com a vivência de novas tecnologias. Principalmente, observar como elas contribuem para a melhoria da participação dos ouvintes. A internet é uma ferramenta que só agregou ao rádio. E teve quem achasse que iria prejudicá-lo. O rádio está mais vivo que nunca”.

O presidente da Loterj, Sergio Ricardo, que confiou a publicidade à emissora, diz que está bem satisfeito. “A Loterj sempre foi inovadora no Rio de Janeiro e no Brasil em termos de comunicação com seu público. E nós não poderíamos ficar de fora desse movimento super importante de crescimento de veículos de imprensa online. E a Rádio SRzd é um símbolo disso. Canal de alta qualidade, democrático, que leva informação a cada vez mais ouvintes. Parabéns por essa importante marca. Ganham os internautas, ganha o jornalismo”.

O sucesso do novo empreendimento é explicado pela confiança dos anunciantes, a equipe de profissionais de primeira e o conceito multiplataformas.

Para o jornalista Sidney Rezende, diretor do portal SRzd, “o sucesso do novo empreendimento é explicado pela confiança dos anunciantes, a equipe de ‘profissionais de primeira’ e o conceito multiplataformas do portal que combina o conteúdo da rádio, com as visualizações do site e o alcance das redes sociais”. A implantação desta filosofia dependeu muito da inteligência da gerente de Novos Negócios, Sabrina Pirrho. Para ela, o uso de todas estas ferramentas é que está trazendo resultado. “É impressionante o número de leitores do site que passam a conhecer a rádio e, agora, está acontecendo o movimento oposto: da rádio para o site. Este movimento é fantástico”, vibra Sabrina.

Eliane Pinheiro, que cuida do Instagram, nota um aumento considerável de interessados em saber mais sobre o que estamos fazendo. “A Rádio SRzd vem potencializando a plataforma Instagram, promovendo um aumento de postagens e conteúdos, mostrando os bastidores das transmissões e aproximando e estreitando a relação do ouvinte com o dia a dia da rádio”, diz ela.

Já a diretora Vera Rezende, entusiasmada, vê a web rádio como um meio facilitador. “Como ouvinte, gosto muito da clareza do som e da forma ágil que é feita a transmissão. Sinceramente, eu não sinto falta de ver o jogo na TV. A narração já me basta. E o que é melhor de tudo é que através da internet qualquer pessoa em qualquer lugar fora do país pode ouvir também”.

Comentários

 




    gl