Público poderá participar do evento que define ordem dos desfiles em São Paulo

Fábrica do Samba. Foto: Marcelo Pereira/Secom

Fábrica do Samba. Foto: Marcelo Pereira/Secom

Passados dois meses dos desfiles do Carnaval de 2024, as escolas de samba de São Paulo já se preparam para o espetáculo do próximo ano. Em meio as divulgações de enredos e contratações de profissionais, as agremiações já sabem a data em que irão conhecer o dia e o horário dos desfiles de 2025, que serão realizados na seguintes datas: Grupo de Acesso 2 (22/2), Grupo Especial (28/1 e 1/3) e Grupo de Acesso 1 (2/3).

Em entrevista à Rádio Capital, Jairo Roizen, gerente de comunicação da Liga-SP, informou, na semana passada, que a entidade responsável pela organização da festa, decidiu antecipar o evento que define a ordem das apresentações no Sambódromo do Anhembi.

Tradicionalmente realizada em junho, em razão do aniversário da Liga, a cerimônia deste ano será realizada no dia 18 de maio, sábado, aberta ao público, na Fábrica do Samba e com show do Grupo Fundo de Quintal.

A entrada do evento, que tem início marcado para 17h e terá mais novidades divugadas em breve, será 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) para instituições que a Liga apoia ou R$ 10.

E como já foi informado anteriormente, antes mesmo dos desfiles de 2024, não haverá sorteio. A definição do dia e horário do desfile de cada agremiação será feita através da ordem de classificação. No evento, os representantes das 32 escolas filiadas à maior gestora do samba paulistano indicará qual posição prefere desfilar.

Veja a dinâmica da definição da ordem dos desfiles

Grupo Especial

– Diferentemente dos anos anteriores, não haverá sorteio, mas cada agremiação vai escolher o seu dia e posição de desfile. Por exemplo: a Mocidade Alegre (campeã de 2024) será a primeira a escolher, em seguida, é a vez da Dragões da Real (vice-campeã), depois quem indica é a terceira colocada, Acadêmicos do Tatuapé, e assim por diante.

– Anteriormente, a vice-campeã do Acesso 1 era a responsável por abrir o Grupo Especial na sexta-feira, enquanto que a campeã do Acesso 1 era a primeira a desfilar no sábado de Carnaval. Isso não será mais uma regra, porém, a campeã deste ano, Estrela do Terceiro Milênio e a vice-campeã, Colorado do Brás vão escolher as últimas duas posições que sobrarem.

– Outras duas posições também estavam pré-definidas até a última temporada. As agremiações que ficaram na décima segunda e décima primeira colocação em 2023, fecharam a sexta-feira e o sábado de Carnaval 2024, respectivamente. O que também não acontecerá mais, já que elas vão fazer sua escolha também por ordem da classificação do Especial 2024.

Grupo de Acesso 1

– No Grupo de Acesso 1, a Tom Maior (décima terceira colocada no Especial) será a primeira a determinar sua posição, enquanto que a Independente Tricolor (décima quarta colocada no Especial) será a segunda a fixar seu horário. Em seguida será a vez da Dom Bosco de Itaquera (terceira colocada no Acesso 1), até chegar na Unidos de São Lucas (vice-campeã do Grupo de Acesso 2).

Grupo de Acesso 2

– Pelo Grupo de Acesso 2, o método será semelhante. A Torcida Jovem (sétima colocada no Acesso 1 de 2023), será a responsável por definir a sua posição primeiro, depois chegará a vez da Pérola Negra (oitava colocada no Acesso 1). Consequentemente, a Morro da Casa Verde será a terceira a marcar sua colocação, enquanto a Raízes do Samba (vice-campeã do Grupo Especial de Bairros da Uesp) ficará com o horário que sobrar.

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça os vencedores da edição 2024

+ Confira o resultado do Carnaval de São Paulo 2024

+ Leia todas as justificativas das notas

+ Liga-SP dispensa todos os jurados e anuncia reformulação para 2025

Comentários

 




    gl