Liga-SP dispensa todos os jurados e anuncia reformulação para o Carnaval 2025

Apuração do Carnaval 2023. Foto: Kaique Zurk/SRzd

Apuração do Carnaval 2023. Foto: Kaique Zurk/SRzd

Mudança radical no julgamento do Carnaval de São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo informou que, por unanimidade, os presidentes das agremiações dos três grupos que desfilam no Sambódromo do Anhembi, decidiram pela troca integral da estrutura de julgadores.

O objetivo, segundo nota emitida na noite desta quinta-feira (7), é refazer todos os treinamentos para fortalecer a qualidade das avaliações visando aprimorar o processo de avaliação dos desfiles.

“Reconhecemos a necessidade de novas mudanças. Buscaremos profissionais renomados e experientes para liderar esse importante processo, com uma gestão comprometida com a imparcialidade, a nova equipe de coordenação trabalhará em estreita colaboração com os julgadores para garantir que o resultado de carnaval seja conduzido sempre de forma equitativa”, diz trecho da nota compartilhada pela órgão responsável pela organização dos desfiles.

Os desfiles de 2024 ocorreram nos dias 3, 9, 10 e 11 de fevereiro, consagrando a Mocidade Alegre como grande campeã do ano, além da Estrela do Terceiro Milênio, como vencedora do Grupo de Acesso 1, e X-9 Paulistana, no Acesso 2.  As justificativas das notas, atribuídas por 36 jurados em nove quesitos avaliados em São Paulo, são inicialmente entregues às agremiações e divulgadas ao público em seguida. Clique aqui para ler todas.

Uma mudança importante no julgamento do Carnaval de São Paulo de 2024 foi o posicionamento dos jurados. As dez torres de julgamento deixam de existir e os avaliadores foram alocados em outra estrutura.

Além disso, alguns ajustes foram feitos nos critérios de julgamento após uma revisão realizada com a participação de representantes das escolas em inúmeras reuniões durante o ano passado.

+ Entenda as mudanças no regulamento do Carnaval de São Paulo 2024

No Carnaval de São Paulo, os jurados avaliam os desfiles dos Grupos Especial, Acesso 1 e 2 em nove quesitos. São eles: Alegoria, Fantasia, Enredo, Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente e Evolução.

Leia o comunicado na íntegra:

A Liga-SP, vem a público anunciar que vai dar início a uma abrangente reformulação no quadro de julgadores e coordenadores, visando aprimorar ainda mais o processo de avaliação dos desfiles para o Carnaval de São Paulo.

Com um compromisso contínuo em busca do melhor julgamento das escolas de samba e com as mudanças nos critérios de julgamento, reconhecemos a necessidade de novas mudanças e decidimos por unanimidade dos presidentes presentes nas reuniões plenárias (assembleias), com os três grupos que compõem a Liga-SP, implementar a troca integral da estrutura de julgadores, com o objetivo de refazer todos os treinamentos para fortalecer a qualidade das avaliações.

Buscaremos profissionais renomados e experientes para liderar esse importante processo, com uma gestão comprometida com a imparcialidade, a nova equipe de coordenação trabalhará em estreita colaboração com os julgadores para garantir que o resultado de carnaval seja conduzido sempre de forma equitativa.

Essa iniciativa reflete o nosso constante empenho em aprimorar a qualidade do Carnaval de São Paulo, proporcionando um ambiente competitivo e saudável e valorizando a rica tradição cultural das escolas de samba.

Ao promover essa reformulação, reafirmamos o nosso compromisso de oferecer aos sambistas um espetáculo ainda mais grandioso em 2025.

Comentários

 




    gl