Projeto de Lei ajuda America a recuperar e modernizar sua sede na Tijuca

O  prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sanciona nesta terça-feira(4), dia o Projeto de Lei Complementar 169-A/2016, que define novas condições urbanísticas para a área da sede do America Football Club, na Tijuca. Esse é o sinal verde que a instituição esportiva, criada em 1904, aguardava para dar início ao projeto de recuperação e modernização de sua sede, fechada desde 2014 por problemas de conservação.

De autoria do poder executivo e aprovado pela Câmara dos Vereadores no dia 23/03, o Projeto de Lei Complementar permite novos usos do terreno e imóvel, situado no tradicional endereço da Rua Campos Salles. A revitalização do America FC prevê também a construção de um shopping, com lojas, cinemas e estacionamento, cujo andar da cobertura abrigará
as instalações sociais e esportivas do Clube a serem recuperadas.

“O resgate do America, um clube centenário, é também o resgate da história desportiva do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto de revitalização do America oferecerá novas alternativas de comércio e lazer para cidade, sobretudo para os moradores da Tijuca e bairros do entorno.”

Para a aplicação de novos usos e parâmetros urbanísticos, visando o aproveitamento do terreno do America FC, considerou-se a relação com o entorno e a legislação urbanística em vigor, dividindo o imóvel em duas áreas: Área 1, edificável, e Área 2, de restrição à ocupação. A Área 1 é a parte plana do terreno, onde é permitido edificar em condições específicas de ocupação. Já a Área 2 é a parte do terreno na encosta do Morro Baronesa de Lages, onde não serão permitidas novas edificações para se manter o perfil natural e a vegetação da encosta.

Comentários

 




    gl