Papa Francisco desembarca em Lisboa para Jornada Mundial da Juventude

Papa Francisco. Foto: Reprodução/Facebook

O Papa Francisco chegou nesta quarta-feira (2), em Lisboa, onde é aguardado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que deve reunir quase um milhão de peregrinos de todos os continentes.

A agenda do pontífice tem previsão de 11 discursos e 20 eventos públicos na 42ª viagem ao exterior do papa argentino, de 86 anos, que passou por uma cirurgia no abdômen há dois meses.

“Voltarei (da viagem) rejuvenescido”, afirmou o líder religioso a um grupo de 80 jornalistas que o acompanharam no avião, que pousou às 9h45 locais (5h45 de Brasília) no aeroporto militar de Lisboa, onde ele foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O estilo direto e espontâneo de Francisco rendeu uma grande popularidade entre os jovens e muitos esperam que ele aborde temas importantes para esta geração, como a guerra na Ucrânia, o meio ambiente ou a justiça social, no momento em que a Igreja Católica enfrenta o desafio da secularização na Europa.

Considerada a maior reunião internacional de católicos, a JMJ foi idealizada em 1986 pelo falecido Papa João Paulo II, e é realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. A edição de Lisboa deveria ter acontecido em 2022, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Saúde frágil

Depois dos encontros no Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019), esta é a quarta JMJ para Francisco, cuja saúde parece cada vez mais frágil. Hospitalizado três vezes desde 2021, o pontífice se desloca atualmente em uma cadeira de rodas ou com o auxílio de uma bengala.

No sábado (5), Francisco fará uma rápida visita ao santuário de Fátima, antes de retornar a Lisboa para participar em uma grande vigília e presidir a missa final da JMJ no domingo (6).

Comentários

 




    gl