Organização Mundial de Saúde declara pandemia de Coronavírus

Coronavírus. Foto: Reprodução de Internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) que o surto da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é uma pandemia. Segundo a OMS, há agora mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a mudança do status do surto não altera as recomendações de controle dadas aos países.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários. A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse coronavírus. Não muda o que a OMS está fazendo e nem o que os países devem fazer”.

“Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. E nunca vimos uma pandemia que possa ser controlada, ao mesmo tempo. A OMS está em modo de resposta completa e de total atenção desde que foram notificados os primeiros casos”, complementou o diretor da OMS.

O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, reforçou que a OMS não mudará suas recomendações após a classificação de pandemia.

O que é Pandemia?

Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região maior ou país – se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

A gravidade da doença não é algo levado em consideração na definição da OMS de uma pandemia, ou seja, apenas a disseminação. Contudo, a organização também analisa o ônus geral da doença para a população antes de declarar uma pandemia.

No Brasil

Na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a declaração de pandemia não muda as medidas no Brasil. O país continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados. Nesta quarta-feira (11), o titular da pasta vai participar de comissão geral na casa, onde irá apresentar a deputados informações sobre as ações do governo acerca do problema.

Comentários

 




    gl