Nasa divulga áudio e vídeo da superfície de Marte

Rover Perseverance pousa em Marte. Foto: Divulgação/Nasa

A agência espacial norte-americana Nasa divulgou o primeiro som gravado a partir de um corpo extraterrestre. Embora o microfone acoplado às câmeras de pouso do rover Perseverance não funcionasse, outro microfone no próprio rover registrou o áudio.

Imagens inéditas da nave Perseverance pousando em Marte na semana passada foram compartilhadas. O vídeo mostra imagens de duas câmeras da espaçonave, uma apontada para cima e a outra apontada para baixo, que registraram os três minutos cruciais, desde o lançamento o paraquedas de pouso, a cerca de dez quilômetros acima da superfície marciana, até o instante em que toca o solo do Planeta Vermelho, em um pouco mais de três minutos.

O rover Perseverance pousou em Marte na quinta-feira (18). A aterrissagem marca o sucesso de uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros viajados no espaço como parte de uma missão para encontrar evidências de vida extraterrestre. Este é o quinto rover que a agência norte-americana enviou ao Planeta Vermelho.

O robô, que pesa pouco mais de uma tonelada e tem o mesmo tamanho de um carro grande, pousou na cratera Jezero, que é considerada um dos locais de pouso mais perigosos escolhidos pela Nasa até agora: ela é repleta de rochas afiadas, penhascos perigosos e pedregulhos.

Os cientistas acreditam que, como a cratera é um antigo lago, ela pode conter restos de micróbios mortos há muito tempo, no remoto passado em que Marte era um planeta úmido. Assista:

Não é a primeira vez que são captados sons da superfície do “Planeta Vermelho”. Já em 2018 o módulo InSight tinha enviado para a Terra o som do vento em Marte: a gravação foi editada três vezes para ser audível pelos humanos.










Comentários

 




    gl