Ministro diz que governo foi avisado sobre ‘dia do fogo’ na Amazônia

Amazônia sofre com queimadas desde o começo do mês. Foto: Fotos Públicas

Amazônia sofre com queimadas desde o começo do mês. Foto: Fotos Públicas

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, confirmou nesta segunda-feira (26) que o Ibama havia recebido informações prévias sobre a intenção de se atear fogo em parte da floresta Amazônica.

Segundo Salles, em entrevista a rádio Jovem Pan, dois dias antes do que ficou conhecido como “Dia do Fogo”, há registrado um protocolo do Ministério Público Federal no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), que por sua vez, pediu apoio para a Polícia e a Força Nacional, mas recebeu negativas.

“O Ibama cumpriu o seu papel naquele momento, que era recebendo uma informação de potencial crime, repassou para as autoridades competentes agirem. Nenhum das duas agiu”, disse o ministro.

Na entrevista, Salles também afirmou que o governo receberá “de braços abertos” ajuda logística enviada por outros países. O Reino Unido e Israel já ofereceram ajudar o Brasil a combater as queimadas na Amazônia.

Ele também ressaltou que o volume de queimadas em 2019 não é atípico. Segundo o ministro, esta época do ano é mais quente e mais seca e, por isso, é normal que aconteçam incêndios como o de agora.

Comentários

 




    gl