Maratonista ensina como sair do sofá e abraçar rotina de exercícios físicos

Atividade física. Foto: Pikist

Bruno Helman começou a praticar corrida após ser diagnosticado com diabetes tipo1 aos 18 anos. Naquela época, considerava o esporte chato e sem nenhum atrativo. Passados oito anos, ele se tornou maratonista e CEO do Programa Correndo Pelo Diabetes, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes.

Mas como começar e não desistir? Heman lista abaixo algumas dicas que o ajudaram a colocar a atividade física como prioridade para ter a saúde em dia. Confira:

– Inicie com exercícios de curta duração. Mesmo tendo em mente que o ideal é atingir 150 minutos semanais de atividade moderada, vença a resistência realizando várias séries curtas de exercício. Cada minuto de exercício conta muito. Pode acreditar!

– Comece a praticar atividades físicas leves, durante as quais você consegue falar e cantar.

– No trabalho, procure agendar reuniões durante caminhadas e negocie com os seus superiores ou colaboradores a possibilidade de redução do tempo na posição sentada.

– Procure fazer suas ligações telefônicas em pé ou caminhando.

– Prefira usar as escadas tradicionais, evitando assim as escadas rolantes e os elevadores.

– Não fique sentado o dia todo! Se estiver assistindo TV, levante-se durante todos os comerciais, dê uma volta em sua casa ou execute alguma tarefa doméstica, como colocar algumas roupas na máquina de lavar, lavar a louça ou retirar o lixo. E lembre-se: essas tarefas também valem como atividade física. Além disso, crie o hábito de se movimentar, no mínimo, a cada 30 minutos.

– Mesmo em espaços reduzidos, procure praticar exercícios aeróbios. Você pode dançar, trotar, pular corda, além de outras atividades que a sua imaginação permitir.

– Nessa fase inicial, evite exercícios intensos, pois você provavelmente não está condicionado para isso. Sem uma supervisão adequada, os exercícios poderão causar lesões nas articulações e nos músculos, além de problemas cardíacos.

– Caso seja permitido exercitar-se ao ar livre na sua cidade, procure caminhar, pedalar ou correr. Mas sem aglomerações.

Desafio Saia do Sofá

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e dos Médicos Atletas, no “Desafio Saia do Sofá” o participante terá que praticar alguma atividade física, de varrer o chão a andar de bicicleta, no local e horário que escolher, por pelo menos trinta minutos, cinco vezes por semana, o que totalizará 150 minutos semanais, considerado o tempo mínimo para não entrar na classificação de pessoa sedentária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Desafio vais de 10 de setembro a 10 de outubro.

Como funciona?

A cada dia, o participante terá que anotar as informações da atividade física realizada no sistema do Ticket Agora. Um cronômetro comum ou do celular facilitará o registro do tempo do exercício. Para validar os resultados, o participante deve seguir o seguinte passo a passo:

– Tire uma foto mostrando o tempo de atividade física realizada (cada atividade conta).
– Faça login no site do Ticket Agora.
– Informe o tempo de atividade clicando em Registrar Atividade.
– Preencha os campos solicitados e faça upload da foto com seu tempo. Caso não tenha alguma informação coloque 0 (zero).
– Informe a atividade realizada para emissão do certificado.
– Aguarde a aprovação.

Você deverá realizar suas atividades em várias etapas e somar os tempos até atingir o total de tempo de atividade física semanal escolhida no ato da inscrição (150min e acima de 150min).

Mais informações de como participar do Desafio Saia do Sofá, acesse: desafiosaiadosofa.com.br.

Comentários

 




    gl