Líderes mundiais celebram, na França, 100 anos do fim da 1ª Guerra Mundial

Angela Merkel e Emmanuel Macron juntos em celebração de 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foto: Reprodução/Twitter

Angela Merkel e Emmanuel Macron juntos em celebração de 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foto: Reprodução/Twitter

Cerca de 70 líderes mundiais participaram neste domingo (11) da celebração dos 100 anos do fim da primeira guerra mundial. Entre eles estavam a alemã Angela Merkel, o francês Emmanuel Macron, o russo Vladimir Putin e o norte-americano Donald Trump. A cerimônia foi realizada no Arco do Triunfo, em Paris, na França.

Em seu discurso como mestre de cerimônia, Macron destacou a importância de “valores universais”. Para o presidente francês, os países não devem ser contagiados por uma ideia nacionalista; e aponta o nacionalismo como uma “traição ao patriotismo”. Ainda de acordo com o líder da França, quando há a união de nações, ameaças como aquecimento global, pobreza, fome, doenças e desigualdades podem ser combatidas.

Sob chuva, a maioria dos líderes caminhou junto pela Avenida Champs Élysées — uma das mais famosas do país. Trump e Putin se juntaram mais tarde.

Durante o evento, Macron e Merkel reafirmaram o “valor da reconciliação franco-alemã” com uma nova placa na clareira de Rethondes. Pelo Twitter, o Ministério Francês para assuntos Assuntos Europeus e Exteriores destacou a relação dos dois países. “França e Alemanha, que foram colocadas uma contra a outra durante a guerra, formam agora uma amizade inquebrável”, escreveu.

Comentários

 




    gl