José de Abreu é condenado a indenizar Carlos Vereza por chamá-lo de fascista e esclerosado

José de Abreu. Foto: Reprodução de TV

José de Abreu. Foto: Reprodução de TV

Após chamar Carlos Vereza de “fascista”, “sem caráter” e “esclerosado”, José de Abreu, de 77 anos, foi condenado a indenizar o também ator em R$ 35 mil, com correção monetária e juros a partir da sentença, além de ter que se retratar nas redes sociais e pagar as despesas do processo.

Vereza alegou que as publicações em questão, feitas em 2020, feriram sua honra e tiveram grande repercussão, sendo visualizadas por milhares de pessoas. Em sua defesa, Abreu sustentou que exerceu o direito à liberdade de expressão e que suas postagens eram cobranças democráticas. Ele irá recorrer da decisão.

A juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, acolheu os argumentos de Vereza. “Da leitura das postagens realizadas pelo réu não se retira nenhum conteúdo crítico, informativo ou em manifestação democrática, mas sim com a intenção única de ofender o autor por pensar diferente dele, o que evidentemente ultrapassa o seu direito à liberdade de expressão.”

A julgadora entendeu que as postagens feitas por Abreu apresentaram evidente potencial lesivo e que ficou evidente o dano moral. “A crítica feita pelo demandado ultrapassa as balizas da mera crítica e mesmo da ironia. São ofensivas e representam verdadeiro discurso de ódio, gerado pela simples manifestação política do demandante que seria contrária à do demandado”, registrou ela ao condenar Abreu a pagar indenização no valor de R$ 35 mil por danos morais.

Comentários

 




    gl