‘Israel e Egito avançam negociação’, diz embaixador do Brasil na Palestina

Alessandro Candeas. Foto: Reprodução de TV

Alessandro Candeas. Foto: Reprodução de TV

O embaixador do Brasil na Palestina Alessandro Candeas informou que as negociações entre Israel e Egito estão avançando, mas ainda não existe um acordo para a formação de um corredor humanitário que possibilitaria a saída de civis da Faixa de Gaza.

“A notícia que nós temos é que ela [a negociação] está avançando. Ainda não está concluída. Essas três partes – Israel, Egito e a autoridade local em Gaza – nunca colocaram óbice aos brasileiros. Além dos brasileiros, existem milhares de pessoas que também querem passar. Tudo isso é o que bloqueia”, explicou ele em entrevista à BandNews FM nesta segunda-feira (16).

Candeas disse que mantém contato com todos os envolvidos no conflito e detalhou como estão as negociações para a liberação da fronteira.

Segundo ele, as autoridades na Palestina não colocaram empecilhos para a saída dos civis da região, mas falta o acordo entre Israel e Egito. Os dois grupos de brasileiros que estão prontos para deixar Gaza seguem nas cidades de Rafah e Khan Yunis.

Brasileiros estão em segurança

Em entrevista ao Jornal da CBN, Candeas, afirmou que os brasileiros esperando para sair da Faixa de Gaza estão em segurança em casa. De acordo com ele, apesar de bombardeios em áreas próximas, as cidades de Rafah e Khan Yunis, onde eles estão, a situação está mais tranquila.

O embaixador detalhou como será feito o resgate dos brasileiros assim que for feita a abertura da fronteira com o Egito. Todos já estariam em locais próximos.

Assim que houver a abertura, dois ônibus do Brasil estarão em próximos minutos na entrada do Egito e levando eles, a princípio, para Cairo. Ele também revelou que já existe um plano de contingência e evacuação caso seja necessário retirar parte dos 6 mil brasileiros que estão na Cisjordânia.

O Itamaraty espera que o Egito abra ainda nesta segunda-feira a fronteira para a passagem de um grupo de brasileiros e familiares palestinos que estão na Faixa de Gaza. A embaixada brasileira confirma que são 26 pessoas aguardando evacuação. Delas, 17 são brasileiras, sete palestinos com alguma descendência do Brasil e dois palestinos. São 13 crianças, oito mulheres e cinco homens. Dez estão em Rafah e 16 em Khan Younes.

Comentários

 




    gl