Grupo feminista russo invade campo da final para protestar contra policiais

Integrantes do grupo feminista Pussy Riot invadiram o campo do Estádio Lujniki, em Moscow, durante a final entre França e Croácia neste domingo (15). Os quatro invasores estavam vestidos de policiais e correram boa parte do campo até serem alcançados e retirados pelos seguranças. Através de nota, via rede social, o Pussy Riot assumiu que a invasão foi uma forma de protesto pela atuação da polícia na Rússia.

Para explicar o protesto, o grupo lembrou da explicação de Dmitri Prigov, poeta dissidente nos tempos de URSS morto há 11 anos atrás, para a figura do policial. Segundo Prigov, a polícia era uma representação metonímica do aparato repressivo do Estado soviético.

De acordo com a publicação do grupo feminista, os policiais “observaram cuidadosamente” as regras de convívio e “assistiram gentilmente” às multidões nas ruas durante a Copa da Rússia, mas durante o dia a dia do país, a polícia “persegue prisioneiros políticos” e mostra “desprezo pelas regras”.

Ainda na nota, o Pussy Riot pediu a “liberdade de todos os presos políticos”, “fim das prisões aleatórias em protestos” e “permissão para oposição política” no país. O grupo também citou o cineasta ucraniano Oleg Sentsov, que faz greve de fome há mais de 60 dias em prisão na Rússia.

O Pussy Riot tomou notoriedade no país devido às criticas ao presidente Putin e ao combate a regras de repressão à minoria na Rússia, como a lei de propaganda, que impediu bandeiras LGBT’s na Copa e demonstração de carinho entre pessoas do mesmo sexo em praça pública.

Leia a publicação traduzita do Pussy Riot:

Novidades Flash! Apenas alguns minutos atrás quatro membros do riot riot realizados na partida final da Copa do mundo fifa – “Policial entra no jogo”

Hoje é 11 anos desde a morte do grande poeta russo, dmitriy prigov. Prigov criou uma imagem de um policial, um porta-Aviões da nação celestial, na cultura russa.

O Policial Celestial, de acordo com a prigov, fala sobre o dois-caminho com o próprio Deus. O policial terrestre se prepara para dispersar os comícios. O policial celestial toca suavemente uma flor em um campo e goza de vitórias da equipe de futebol russo, enquanto o policial terrestre se sente indiferente à greve de fome de oleg sentsov. O policial celestial nasce como exemplo da nação, o policial terrestre dói a todos.

O policial celestial protege o sono do bebê, o policial terrestre persegue prisioneiros políticos, aprisiona as pessoas para ” Reposts ” e ” CURTIDAS “.

O Policial Celestial é o organizador deste belo carnaval da Copa do mundo, o policial terrestre tem medo da comemoração. O Policial Celestial zela cuidadosamente por obedecer as regras do jogo, o policial terrestre entra no jogo não se importando com as regras.

A Copa do mundo da Fifa fez-nos lembrar as possibilidades do policial celestial na grande Rússia do futuro, mas o policial terrestre, entrando no jogo ruleless quebra o nosso mundo.

Quando o policial terrestre entra no jogo, exigimos:

1. Que todos os presos políticos sejam livres.
2. Não aprisionar para “CURTIDAS”.
3. Parem as detenções ilegais em comícios.
4. Permitir a concorrência política no país.
5. Não fabricar acusações criminais e não manter as pessoas em prisões sem motivo algum.
6. Transforme o policial terrestre no policial celestial.

Comentários

 




    gl