Golpe do WhatsApp ‘sequestra’ número; entenda

Golpe no WhatsApp. Foto: Reprodução de Internet

Golpe no WhatsApp. Foto: Reprodução de Internet

Cresce cada vez mais os relatos de pessoas que vão às redes sociais contar que foram vítimas de um golpe que “sequestrou” seu WhatsApp e os criminosos estão pedindo dinheiro a seus contatos em seu nome.

As abordagens para ter acesso ao número da vítima são as mais variadas. Ligam fazendo convites para festas, oferecendo reservas em restaurantes, avisando de uma promoção imperdível e até mesmo oferecendo uma “boa ação” para ajudar a resolver algum suposto problema.

Para obter a oferta ou a solução para a questão, os golpistas pedem que a vítima repita um código numérico recebido por SMS. Só que esse código é usado para validar a instalação do WhatsApp da pessoa.

Como evitar

A principal medida para evitar se tornar vítima desse tipo de estelionato é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp (veja no quadro como fazer). Além disso, a pessoa deve desconfiar de ofertas que pareçam “boas demais para ser verdade”. E nunca compartilhar códigos recebidos por SMS.

Se você receber mensagens de conhecidos pedindo dinheiro emprestado, peça confirmações de que a pessoa com quem você esta falando realmente é quem diz ser. Telefone ou peça mensagens de áudio. Caso se torne vítima desse golpe, reúna todos os documentos e comprovantes e procure a polícia.

Dicas para segurança no WhatsApp. Foto: Reprodução
Dicas para segurança no WhatsApp. Foto: Reprodução







Comentários

 




    gl