Estudos sugerem eficácia de terceira dose da CoronaVac em adultos, diz Sinovac

CoronaVac. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CoronaVac. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A farmacêutica chinesa Sinovac anunciou, nesta terça-feira (10), os resultados de dois estudos que apontaram para a eficácia de uma 3ª dose da vacina CoronaVac. No Brasil, a vacina é produzida e distribuída pelo Instituto Butantan e representa o maior percentual de doses no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Uma das pesquisas, conduzida na China, analisou o uso do imunizante em adultos saudáveis entre 18 e 59 anos. Segundo os testes, a aplicação de uma terceira dose de 6 a 8 meses após a segunda dose induziu uma “forte resposta imunológica”, com o nível de anticorpos neutralizantes até cinco vezes maior que após a segunda aplicação.

O outro levantamento da farmacêutica concluiu que uma terceira dose será necessária para adultos de 60 anos ou mais. Segundo os resultados, essa dose de reforço pode levar a um aumento significativo dos anticorpos neutralizantes.

No Brasil, o tema referente à terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19 ainda gera discussão. Até o momento, o Instituto Butantan não cravou a necessidade da aplicação da dose extra para aumentar a imunidade contra a doença.

Leia também:

+ Omar Aziz após desfile com participação de Bolsonaro: ‘Não pode passar impune’

+ Assessores de Bolsonaro admitem desfile para intimidar Judiciário e Legislativo, diz jornalista

+ Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para exaltar ‘desfile’ em Brasília

+ Doria: ‘desfile de tanques é uma clara ameaça à democracia e flerta com o autoritarismo’

+ Sidney Rezende: ‘O impacto da manifestação militar nas proximidades do Congresso’

Comentários

 




    gl