Encerramento da Rádio Globo no dial AM de São Paulo é publicado no Diário Oficial da União

Rádio Globo. Foto: Divulgação

Foi publicada na edição desta segunda-feira (3) a portaria que define o desligamento da atual Rádio Globo AM 1100 de São Paulo.

Assinada pelo ministro Marcos Pontes (do MCTIC), o documento publicado no Diário Oficial da União extingue a concessão por parte do Sistema Globo de Rádio, que poderá desligar a estação a qualquer momento. O grupo já havia realizado o desligamento de suas outras AMs em 2018. A programação da Rádio Globo segue ativa em São Paulo através da sintonia 94.1 FM, esta que desde 2017 já atuava de forma simultânea com a 1100 AM.

+ Clique aqui para ler a portaria na íntegra

A portaria publicada torna extinta a estação AM 1100 de São Paulo e também extingue todos os efeitos a partir de 1º de novembro de 2019. O canal foi concedido originalmente à Rádio Excelsior S.A, por meio do Decreto 253 de julho de 1935. A frequência foi transferida para a Rádio Globo em maio de 1978 para transmissão em Ondas Médias em caráter nacional.

Além disso, a portaria também traz a informação da revogação da renovação da outorga da emissora, que foi realizada em outubro do ano passado. A portaria já está em vigência, já que sua validade ocorre a partir de sua publicação, ocorrida na manhã desta segunda-feira.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o encerramento da transmissão da 1100 AM da Rádio Globo em São Paulo deverá ser efetivada no dia 10 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira.

Desligamento das AMs do Sistema Globo de Rádio

O primeiro movimento do Sistema Globo de Rádio para encerrar suas operações na faixa AM ocorreu em 2018. O desligamento das estações ocorreu no dia 3 de setembro daquele ano, quando o mercado brasileiro acompanhou a interrupção das operações das rádios CBN AM 780 de São Paulo, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro, CBN AM 860 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte.

De lá pra cá, o Sistema Globo de Rádio manteve as rádios CBN e Rádio Globo ativa em FM nesses mercados, além de continuar operando com a 1100 AM de São Paulo, remanescente entre as estações AMs do grupo.

Hoje (3) a publicação no Diário Oficial da União marca o encerramento de mais uma emissora tradicional do AM brasileiro, que é a Rádio Globo de São Paulo. Até pouco tempo atrás, a estação foi uma das maiores audiências do rádio paulistano, quando disputava a preferência do público com a sua principal concorrente popular, a Rádio Capital AM 1040.

Retorno de uma AM em São Paulo

Dessas emissoras desligadas e devolvidas pela Globo à União, a frequência 780 AM da capital paulista voltou a ser utilizada. Recentemente a Rádio América (ligada à Rede Canção Nova) passou a fazer uso do canal, conforme noticiado em novembro pelo tudoradio.com.

Migração para a faixa FM

Há a expectativa para este ano da migração das AMs de São Paulo para o FM. As estações migrantes serão acomodadas na faixa estendida (FMe), canalização esta que foi divulgada pelo MCTIC no segundo semestre de 2019.

Com a devolução dos canais, o Sistema Globo de Rádio não participará do processo.

*  Informações: Tudoradio.com

Comentários

 




    gl