Empreendedores em alta: conheça as principais habilidades necessárias

Começar o próprio negócio está em alta e é importante saber o que é preciso para ter sucesso. Foto: Pikist

Começar o próprio negócio está em alta e é importante saber o que é preciso para ter sucesso. Foto: Pikist

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta. O número de novos empreendedores do país não para de crescer e cada vez mais negócios inovadores têm surgido. A princípio, qualquer pessoa tem a capacidade de empreender – mas é preciso conhecer as principais habilidades necessárias para ter um negócio de sucesso.

Crescimento do empreendedorismo é puxado pelos jovens em busca de oportunidades

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo grupo de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae, o número de pessoas que tinha um negócio em fase inicial no país superava os 57%, ou seja, mais da metade dos jovens já estava em busca de ter o empreendimento próprio.

Ainda segundo o estudo, a taxa de empreendedorismo em relação a população total do Brasil estava em cerca de 36,4%, um número que representa mais de 50 milhões de pessoas.

Naquele ano, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, destacou em uma entrevista que os números indicavam que o jovem brasileiro havia entendido que a melhor alternativa para ter o próprio emprego era empreender e inovar, ressaltando que essa parcela da população não empreendia por necessidade, mas sim por oportunidade.

A opinião foi compartilhada por Alex Vargas, empreendedor digital que é sócio da Fórmula Negócio Online, que constatou que uma grande parte dos novos negócios é aberta através de meios digitais.
Segundo Vargas, um dos principais empecilhos na hora de montar um negócio em casa é o alto valor de investimento inicial de negócios tradicionais. Isso acaba representando uma barreira para novos empreendedores – algo que não ocorre em relação aos empreendimentos digitais, que possuem a sua disposição ferramentas como programas de afiliados e modelos de venda com dropshipping.

Em 2019, foi realizado um novo estudo da GEM, novamente com o foco no número de empreendedores do país. Os números da edição do ano passado continuaram promissores e revelaram que o percentual de empreendedores em relação ao total da população subiu de 36,4% para 38%. Isso representa um aumento de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.

Ainda não há dados sobre 2020, mas com tantos empreendedores em busca de aproveitar as novas oportunidades, com destaque para os negócios virtuais, é preciso ter as habilidades certas para se destacar e existem diversas formas pelas quais elas podem ser alcançadas.

Empreender e gerenciar uma equipe demanda uma série da habilidades. Foto: Pixabay
Empreender e gerenciar uma equipe demanda uma série da habilidades. Foto: Pixabay

Quais as principais habilidades para se destacar e como consegui-las?

Uma das melhores formas de aprender as habilidades necessárias para se destacar em relação aos concorrentes é a realização de um dos diversos cursos online voltados para empreendedores.

O supramencionado Fórmula Negócio Online do empresário Alex Vargas oferece um curso voltado para o Empreendedorismo Digital, que é voltado para ensinar os principais modelos de negócios virtuais, já contou com mais de 50 mil alunos e pode ser uma ótima escolha para aprender habilidades como estratégia de negócios e visão.

Outras opções recomendadas são cursos como o “Empreenda com Propósito”, um programa de coaching e mentoria realizado por meio da internet que é voltado para o autoconhecimento e o desenvolvimento de um negócio alinhado com os objetivos do empreendedor.

Além desse tipo de curso, também é necessário adotar a mentalidade de empreendedor, com passatempos e hobbies que sejam voltados para a criação de um negócio. É preciso, por exemplo, saber como se comportar e tratar bem os sócios e colaboradores para liderar de forma eficiente, já que esse é um dos princípios fundamentais do empreendedorismo.

Nesse sentido, o poker é um esporte reconhecido pela desenvoltura dos seus competidores e pela maneira que eles se comportam durante uma partida, o que faz com que as diversas práticas de etiqueta da modalidade sejam um excelente guia de conduta para os empreendedores.

Durante uma partida, por exemplo, a etiqueta determina que o atleta sempre esteja atento em relação a tudo que está ocorrendo durante a mesa e note todas as mudanças de emoções dos outros competidores para entender as suas jogadas. O que é uma ótima prática na hora de desenvolver a inteligência emocional para entender o comportamento dos sócios e outros membros da equipe.

A regra não escrita de dar gorjetas e demonstrar apreciação para os dealers, membros responsáveis pelo baralho e por controlar o fluxo da ação na mesa de poker, também é uma ótima forma de recompensa direta que mostra como tratar os colaboradores no desenvolvimento do negócio.

Além do poker, outras atividades, como as diferentes técnicas da meditação, também são alternativas válidas para desenvolver habilidades cruciais, que vão da paciência até a resiliência, para o sucesso nos negócios.

Empreender nunca foi tão fácil

Abrir um negócio, especialmente um com bases virtuais, nunca foi tão simples e necessitou de tão pouco investimento quanto nessa década. Para aproveitar esse tipo de oportunidade só é preciso escolher bem e desenvolver as habilidades corretas.

Comentários

 




    gl