Ditadura, nunca mais: congressistas dos EUA pedem perdão ao Chile

Ditadura, nunca mais: congressistas dos EUA pedem perdão ao Chile

Ditadura, nunca mais: Congressistas dos Estados Unidos apresentaram, nesta quinta-feira (21), uma resolução pedindo desculpas pela participação do governo americano no Golpe de Estado, liderado por Augusto Pinochet. no Chile. Os legisladores ainda solicitaram que o país divulgue mais documentos em torno da ação dos EUA em favor da ruptura democrática na América Latina, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970.

No texto, os congressistas expressaram “profundo pesar pela contribuição dos Estados Unidos na desestabilização das instituições políticas do Chile e do processo constitucional” e por terem contribuído para “a consolidação da ditadura militar repressiva do general Pinochet”.

A resolução acontece às vésperas da chegada do presidente do Chile, Gabriel Boric, a Washington após ter participado da 78ª Assembleia Geral da ONU, a Organização das Nações Unidas em Nova York.

A pedido do Chile, o Departamento de Estado dos EUA tornou público fragmentos de dois documentos de 1973 que indicam que o ex-presidente norte-americano Richard Nixon tinha conhecimento dos planos militares para depor Salvador Allende. O que, de fato, aconteceu.

Comentários

 




    gl