Dia da Consciência Negra: veja quais estados consideram data como feriado

Dia da Consciência Negra/Senado. Foto: Divulgação/al.go.leg.br

Dia da Consciência Negra/Senado. Foto: Divulgação/al.go.leg.br

O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda-feira (20). A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil, em 1695, é feriado em seis estados brasileiros.

Os estados que consideram o dia 20 de novembro como feriado, o último prolongado antes do Natal, são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. No Distrito Federal, em Brasília, o Dia da Consciência Negra é ponto facultativo.

Desde 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra o calendário oficial brasileiro, mas não são todas os estados e cidades do país que consideram a data um feriado.

Há um projeto de lei em tramitação no Congresso que debate tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

A celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Isso aconteceu na década de 1970, quando, segundo a Agência Senado, um grupo de jovens se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta de seus antepassados.

De acordo com dados da Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram a data como feriado, seja por lei municipal ou estadual.

Comentários

 




    gl