Categories: Geral

Dependência da rede social pode afetar relacionamentos, trabalho e saúde

Não é nada demais, mas está tão comum acordar e olhar a rede social quanto escovar os dentes pela manhã. Aliás, para muitos usuários do Instagram, Facebook e Whatsapp aquela checada na rede é também a última atividade do dia, antes de dormir.

Para muitos, uma distração, para outros trabalho. Seja como for, nunca estivemos tanto na rede como agora, principalmente com o empurrão que a pandemia deu. Mas é assim, meio sem perceber, que a dependência se dá. A Associação Brasileira de Psiquiatria alerta para o risco de nomofobia, o medo de ficar desconectado.

Segundo o médico psiquiatra Ilton Castro, o primeiro sinal de dependência é o sofrimento. “Irritabilidade, inquietação, ansiedade, mudanças repentinas do ânimo e prejuízos na memória. A compulsão por likes gera a falsa sensação de bem-estar e prazer. E mesmo os usuários menos ativos, que ficam visualizando passivamente as postagens, acabam se intoxicando pela comparação com vidas perfeitas, retocadas por filtros e recursos que não existem de fato”, explica.

Uma pesquisa que envolveu cinco universidades internacionais (Sydney University, Harvard University, Kings College, University de Oxford e University of Manchester) comprovou que o uso contínuo da internet tem alterado nossa cognição, o raciocínio. No lugar do foco e concentração: atenção dividida. As redes provocam a todo tempo interrupções, e sem perceber, somos cada vez mais dispersos. “Atividades cotidianas entram em desequilíbrio: trabalho, estudo, relacionamentos e até mesmo a integridade física, quando se faz uso dos smartphones ao dirigir. Neste momento, é notório que todas as tentativas de controle da situação foram fracassadas”, alerta o psiquiatra.

O Brasil ainda está aprendendo a lidar com a rede. Nos países onde as conexões se dão há mais tempo, a preocupação com o uso já é presente. Atitudes simples podem dar um freio no mundo virtual.

“As sociedades mais industrializadas, que receberam o primeiro impacto, já criaram a noção de que a conectividade excessiva é um ladrão de tempo e oportunidades. Atualmente, observa-se certas regras de etiqueta no uso dos smartphones em reuniões sociais. Não ficar segurando o celular o tempo todo, usar a função não perturbe, jamais interromper uma conversa presencial para atender o celular ou verificar as redes sociais. Não conversar verificando o celular, comunicar-se aos outros quando for necessário e desconectar-se das redes sociais também é uma maneira de se auto-policiar”, explica o médico.

É preciso observar a hora de pedir ajuda especializada. O uso excessivo da rede tem comprometido relações reais. Relacionamentos entre casais, filhos, amigos e até compromissos de trabalho e estudo são negligenciados.

“É preciso entender este desejo e encontrar o caminho de controle. Assim como o cigarro, que já ofereceu a sensação de glamour e compensação, a rede social também atravessa esta imagem, mas pode ser extremamente danosa, caso não seja bem utilizada. O equilíbrio é o caminho para para uma ferramenta de expressão, voz, encontro e crescimento”, complementa o doutor Ilton Castro, que  é formado pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (MG). Psiquiatra pelo Hospital Naval Marcílio Dias, ele tem especialização em idosos e medicina do sono.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Associação Brasileira de PsiquiatriacomportamentoInternetRedes SociaisRelacionamentoSaúdetrabalhovícioVícios

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

4 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

6 horas ago