Como cuidar da pele sem gastar muito; dermatologista responde

Cuidados com a pele. Foto: Pixabay

Cuidados com a pele. Foto: Pixabay

Com a chegada do verão e os dias mais quentes, os cuidados da pele devem ter atenção. Segundo explica a dermatologista Mônica Moya, deve haver atenção em cada época do ano. “Quando está mais calor, a pele tende a ficar mais oleosa. Então, precisamos ter cuidado com creme e protetor solar muito oleosos. Por isso é importante a cada seis meses, principalmente em época de mais frio ou muito calor, dar uma readequada nos produtos. Muitas vezes, o que usamos no período do inverno não conseguimos usar no verão”, disse em entrevista ao SRzd. A dermatologista também falou sobre cuidar da pele sem gastar muito dinheiro. Leia abaixo na íntegra:

Qual é o passo a passo para cuidados com a pele tanto de mulheres quanto de homens?

De uma forma mais geral, de manhã é interessante usar um sabonete próprio para cada pele, a vitamina C e um protetor solar próprio para cada pele. À noite, o mesmo sabonete, um hidratante para o tipo de pele e, em alguns casos, um ácido para melhorar a pele, para fazer um rejuvenescimento. Aí vai depender muito de cada caso.

Quais são as diferenças dos ácidos nas composições dos produtos para a pele? Hialurônico, retinóico, glicólico, salicílico, entre outros… Para que serve cada um?

O ácido hialurônico é um hidratante, usado para hidratar a pele.

O ácido retinóico tem a função de fazer uma renovação celular, é uma vitamina A. Pode ser usado para diminuir linhas de expressão, rugas, para melhorar um pouco a firmeza da pele. Também pode ser usado para quem tem acne. A única questão do retinóico é que ele tende a irritar um pouco mais. Nem todo mundo tolera.

ácido glicólico é um alfa hidroxiácido; tem uma função de clarear. Também age como rejuvenescedor, age como esfoliante.

O ácido salicílico também vai ser um esfoliante, mas tem mais uma ação na acne: ele diminui a produção do sebo, melhora a acne. Como ele costuma ser um pouquinho mais irritante, nem todo mundo tolera. Mas é uma boa opção para quem tem acne.

Há cuidados específicos para a pele em cada estação do ano?

Quando fica mais frio, normalmente a nossa pele resseca mais e mesmo quem tem uma pele mais oleosa acaba diminuindo essa oleosidade. Você precisa diminuir a intensidade do ácido, usar um pouco mais de hidratante. Quando está mais calor, a pele tende a ficar mais oleosa. Então, precisamos ter cuidado com creme e protetor solar muito oleosos. Por isso é importante a cada seis meses, principalmente em época de mais frio ou muito calor, dar uma readequada nos produtos. Muitas vezes, o que usamos no período do inverno não conseguimos usar no verão.

Em geral, produtos dermatológicos são caros. Nem todo mundo consegue comprar tantos para as várias funções que cada substância exerce na pele. Quais dicas para quem quer cuidar da pele, mas não pode gastar muito dinheiro?

O básico é o protetor solar. Muitas vezes, a gente vê pacientes gastando muito dinheiro em produtos anti-idade e não usam o protetor solar. E a gente sabe que uma das coisas que mais envelhece é o sol. Então, o protetor e uma vida saudável. O cigarro envelhece muito, mais do que o sol. Se parar de fumar, também vai ajudar. Uma dieta saudável, exercício físico. Se você cuidar de você como um todo, a pele vai ficar mais cuidada.

A partir de que idade deve começar a passar produtos dermatológicos no rosto?

Às vezes temos casos até de crianças, dependendo da doença de pele que tem. Uma criança com uma dermatite atópica vai precisar tratar com hidratantes específicos. Quando chega na adolescência, é muito comum por conta da acne, a gente iniciar um tratamento também. Falando em anti-idade, já tem gente com 20, 25 anos, começando um tratamento. Desde que seja próprio para a sua pele, não tem problema.

Mônica Moya, dermatologista. Foto: Divulgação
Mônica Moya, dermatologista. Foto: Divulgação

Quais cuidados específicos para cada faixa etária?

De forma geral, na adolescência normalmente os cuidados são mais em relação à acne. Então, normalmente, usamos produtos que são mais secos, com menos oleosidade, ácido e sabonete para diminuir a oleosidade. Quando inicia a idade adulta, já pode começar com vitamina C, ácido hialurônico, o protetor solar sempre. Na faixa de 30, 40 anos, quando começa a aparecer as linhas de expressão, a pele tende a ficar mais seca, então, temos que reforçar a hidratação da pele, manter bastante protetor solar.

Excesso de procedimentos estéticos pode fazer mal?

É relativo. Temos que entender o que é o excesso. Na verdade, têm pessoas que nunca cuidaram da pele e chega numa certa idade e precisa de muito tratamento para conseguir melhorá-la. Têm pessoas que não necessitam de tanta coisa e estão sempre insatisfeitas com o que estão fazendo e continuam fazendo tratamento cada vez mais. Nesse caso, realmente, o problema já não vai ser o tratamento estético. Muitas vezes, precisa de um acompanhamento psicológico para entender o porquê de tanta insatisfação. A questão do excesso vai muito de como a pessoa se sente. Pessoas eternamente insatisfeitas, isso precisa ser tratado.

Comentários

 




    gl