Como aprender inglês sozinho: professora dá 9 dicas

Homem estudando inglês no notebook. Foto: Pikist

Homem estudando inglês no notebook. Foto: Pikist

Além de ser a língua oficial de 53 países e falada por cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, há vários fatores que tornam o inglês essencial para a comunicação em nosso tempo atual.

Não dominar o idioma ainda é, para o mercado de trabalho, uma indicação de despreparo e desconexão do mundo globalizado. O conhecimento do inglês traz grandes benefícios pessoais e profissionais. Para a maioria das carreiras, aliás, a língua é um requisito obrigatório, e não mais um diferencial.

Muita gente acredita que, para estudar inglês, é preciso se matricular em um curso, pagar uma fortuna e dedicar muitas horas semanais. Mas será que dá para aprender inglês sozinho?

Ao SRzd, a professora Marcella Corrêa, especialista em Língua Inglesa (PUC-Rio), Mestre em Estudos da Linguagem (PUC-Rio) e criadora de cursos do idioma para viagens, apresenta oito dicas para quem quer aprender inglês sozinho, sem sair de casa. Confira a lista a seguir:

Dica 1:

Mude seu celular e computadores para inglês. Parece simples, mas a grande sacada aqui é trazer o idioma para sua vida. Quantas horas você passa no celular todos os dias? Aposto que muitas! Então, a melhor maneira de começar é ter seu celular todo em inglês para que seu cérebro entenda que esse novo idioma faz parte de sua rotina. Isso vai trazer naturalidade ao aprendizado. Sem decoreba ou traduções. Intuitivamente você vai aprendendo todo esse novo vocabulário.

Dica 2:

Assista a filmes e séries em inglês e reveja cenas. Existe uma grande diferença entre assistir a um filme para se divertir e assistir para estudar. Em ambos os casos você vai aprender inglês. Porém, quando assistimos e estudamos, a gente presta atenção aos detalhes, as novas expressões, as falas e entonação. Aguçamos nosso ouvido, melhoramos nossa fala e ampliamos nosso vocabulário. Então, minha sugestão é: uma vez por semana, separe uma cena de filme ou série e estude-a. Assista quantas vezes for preciso e preste atenção a todos os detalhes.

Dica 3:

Tenha um caderno de vocabulário. Essa dica é complemento da anterior. Se permita ter uma caderninho ou bloco de anotações (no celular mesmo se preferir), e anote todas as palavras e expressões novas que você ouvir. Ao lado de cada palavra, escreva uma frase ou sinônimo em inglês para não esquecer mais.

Dica 4:

Escute músicas em inglês o tempo todo, e tente cantar junto! Algumas músicas mais simples são boas para começar (Ex: “Hello, goodbye”, dos Beatles, ou “Perfect”, do Ed Sheeran). As músicas são uma maneira excelente para ampliar seu vocabulário e melhorar a pronúncia.

Dica 5:

Siga pessoas que falam inglês nas redes sociais. Pode ser um cantor, um ator, um influenciador. Use seu tempo online com maior qualidade. Você pode, sim, ver vídeos curtos no Tiktok ou no Reels sobre aquele novo game ou sobre aquela série que vai ser lançada. Aproveite para seguir o protagonista do filme e ver o que ele diz no dia a dia dele, ou seguir o maior craque do game e saber como ele passa de fase. Tudo é válido. E lembre-se: Quanto mais contato com a língua você tiver, melhor.

Dica 6:

Pense no seu objetivo: se você deseja falar inglês para viajar, assista a vlogs e vídeos sobre viagem; se você deseja passar em uma prova de proficiência, busque por testes online bem específicos na área; e se você deseja ampliar suas chances profissionais, procure por vídeos em inglês que abordam seu campo de atuação e veja como as pessoas se comunicam no seu nicho.

Dica 7:

Pense em inglês. Isso mesmo! Tente usar todas as expressões e palavras novas que você aprende e converse com você mesmo em inglês. Isso ajuda muito na fluência e na construção de frases. Pode começar com coisas simples do dia, e ir narrando para si mesmo o que está fazendo ou o que irá fazer.

Dica 8:

Estude todo dia um pouco! Esqueça essa história de que aprendemos uma língua em duas semanas! Todas as línguas são complexas e aprendê-las demanda tempo e estudo. O ideal é inserir o idioma no seu dia a dia, e portanto estudar todos os dias de 15 a 30 minutos vai ser muito mais valioso do que estudar uma vez por semana por duas ou três horas seguidas.

Dica 9:

Baixe aplicativos que vão te ajudar nessa jornada! Abaixo, listo os que mais indico e uso com meus alunos.

* Lyrics training: app de música com duas funções principais: karaokê e completar com as palavras que faltam. Disponível no Google Play Store App Store.
* EWA e CAKE: aplicativos para treinar listening e pronúncia. EWA disponível no Google PlayStore e App Store. CAKE disponível Google Play Store e App Store.
* Linguee: App para traduções em contexto. Disponível no Google Play Store e App Store.
* Tiktok, Instagram e YouTube: Aplicativos para assistir a muitos vídeos!

Veja também:

+ Assista ao clipe de ‘Ai se eu te pego’, de Michel Teló, em inglês

+ Estudando inglês na internet

Comentários

 




    gl