Combate à pedofilia: Papa Francisco afirma que Igreja Católica fracassou

Papa Francisco na Irlanda. Foto: Reprodução do Twitter – Leo Varadkar

O Papa Francisco afirmou neste sábado (25) que a Igreja Católica fracassou no “combate à pedofilia”, durante sua primeira visita à Irlanda.

O pontífice fez a declaração no encontro com autoridades e o corpo diplomático irlandês no Castelo de Dublin, no país ainda bastante católico – mas que vem perdendo seguidores ano após ano.

“Devo reconhecer o escândalo causado nesse país por abusos sexuais contra menores de idade por parte de membros da Igreja encarregados de protegê-los e educá-los. O fracasso das autoridades eclesiásticas – bispos, superiores religiosos, sacerdotes e outros – em enfrentar adequadamente esses crimes repugnantes suscitou uma indignação justa e permanece sendo causa de sofrimento e vergonha para a comunidade católica”, afirmou Papa Francisco .

Francisco está na Irlanda para o Encontro Mundial das Famílias, evento que conta com a participação de Marie Collins, uma das vítimas de abuso e parte da comissão antipedofilia da Igreja. Nessa sexta-feira (24), ela criticou a “carta do povo de Deus”, escrita pelo pontífice e divulgada na última semana, na qual ele chama a comunidade católica a se unir no combate aos crimes contra menores.

No encontro de hoje, o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar clamou por um “novo relacionamento” entre Igreja e Estado, no qual a religião não seja “o centro da sociedade”. Segundo o premiê, a relação deve passar a refletir o “país moderno em que a Irlanda se tornou”.

O primeiro-ministro também apontou o fracasso da instituição religiosa no combate aos crimes de pedofilia, e ainda destacou os “aspectos sombrios” da história da Igreja Católica. “As falhas da Igreja, do Estado e da sociedade criaram uma herança amarga para muitos, deixando um legado de dor e sofrimento. É uma história de tristeza e vergonha”, criticou.

Comentários

 




    gl