Clima extremo: temperaturas podem se aproximar dos 50º na América do Sul

Temperatura. Foto: Agência Brasil

Temperatura. Foto: Agência Brasil

Uma onda de calor extrema atinge a região central da América do Sul nesta semana e pode fazer com que cidades da Argentina, Uruguai e Paraguai registrem temperaturas recordes, próximas dos 50ºC.

Os efeitos dessa novidade no clima da região são causados por uma massa de ar quente e seca, e o fenômeno repercute também no Sul do Brasil, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar aos incríveis 40ºC.

Os primeiros sinais do aquecimento já são sentidos desde segunda-feira (10), quando a cidade de San Antonio Oeste, na Patagônia argentina, registrou 42,8ºC, e a província de Mendoza foi colocada sob alerta vermelho.

Nesta terça, a previsão de máxima de 37ºC para Buenos Aires foi superada e os termômetros marcavam 40ºC por volta das 16h do horário local, a maior temperatura desde 1995. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, a capital argentina enfrenta seu quarto dia mais quente em 115 anos.

Os locais mais quentes da Argentina devem registrar entre 45ºC e 47ºC, de acordo com previsões feitas pela MetSul, empresa de meteorologia gaúcha. Com os eventos, falta de energia elétrica tem sido registrada em diferentes cidades no país hermano pelo excesso de consumo.

No Brasil, as temperaturas mais altas no Rio Grande do Sul devem ser marcadas no oeste do estado, com máximas entre 10ºC e 15ºC acima da média para esta época do ano.

+ Leia também:

+ A pior desde 2015, inflação no Brasil é a terceira maior do G-20

+ Pesquisadores apontam prejuízo bilionário se Carnaval for cancelado

Comentários

 




    gl