Categories: Geral

Caso Fifa: Advogado suspeito de receber propina se mata

O advogado argentino Jorge Delhon, de 52 anos, se suicidou nesta terça-feira (14), em Lanus. Ele era suspeito de receber propina em esquema de corrupção no escândalo da Fifa.

Delhon foi citado na delação de Alejandro Burzaco, ex-diretor-executivo da empresa argentina de marketing Torneos y Competencias. Burzaco fechou um acordo de colaboração com a Justiça americana, tendo pago uma multa de US$ 112 milhões. Durante interrogatório na Corte do Brooklyn, em Nova York, nesta terça, o delator citou as emissoras Globo (Brasil), Fox Sports (EUA), Grupo Televisa (México) e Media Pro (Espanha) e duas empresas de intermediação, a brasileira Traffic e a argentina Full Play, como pagadoras de propina a dirigentes.

Em depoimento, Burzaco disse que emissoras de diversos países, incluindo a TV Globo, pagaram propinas à Fifa para assegurar direitos de transmissão de partidas. A investigação apura corrupção na compra de direitos de transmissão da Libertadores, Copa América e Copa do Brasil.

Segundo o delator, o pagamento de propina foi acertado durante um jantar, em 2012, em Buenos Aires. De acordo com Burzaco, teriam participado o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero; o então presidente, José Maria Marin; e o diretor de Esportes da Globo na época, Marcelo Campos. O acerto seria em relação às transmissões da Libertadores e da Sulamericana.

Ainda de acordo com Burzaco, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira recebeu US$ 600 mil por ano, desde 2006, de propina por contratos de transmissão.

A emissora carioca emitiu comunicado no qual garante não ter participado de nenhum pagamento de propina no escândalo. A Globo também se pôs à disposição da Justiça americana para esclarecer as denúncias de Burzaco.

Leia nota da Globo:

“Sobre depoimento ocorrido em Nova York, no julgamento do caso Fifa pela Justiça dos Estados Unidos, o Grupo Globo afirma veementemente que não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina. Esclarece que após mais de dois anos de investigação não é parte nos processos que correm na Justiça americana. Em suas amplas investigações internas, apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos.

Por outro lado, o Grupo Globo se colocará plenamente à disposição das autoridades americanas para que tudo seja esclarecido. Para a Globo, isso é uma questão de honra. Não seria diferente, mas é fundamental garantir aos leitores, ouvintes e espectadores do Grupo Globo que o noticiário a respeito será divulgado com a transparência que o jornalismo exige”.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

41 minutos ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

57 minutos ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Quem você quer que vá para a Mansão?

Decisão. Chegou a hora de definir as últimas 14 vagas para a Mansão de A Grande Conquista 2, reality show…

2 horas ago
  • Brasil

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: ‘Eu sempre vou vencer vocês’

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: Fica o aviso aos bolsonaristas que tentaram…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estética in Rio: beleza, estética profissional e IA na programação

Estética. O Estética in Rio, o evento mais aguardado pelos profissionais da beleza e estética, e que há 17 anos…

3 horas ago