Buscas por chocolate aceleram no Google nos dias que antecedem a Páscoa

Chocolate. Foto: Pikist

Chocolate. Foto: Pikist

O aumento de buscas por Páscoa e temas relacionados mostram que essa será uma data de reencontro que movimentará o mercado. De acordo com o Google, as buscas sobre “Páscoa” cresceram 24% em comparação ao mesmo período do ano passado e devem continuar crescendo nas semanas que antecedem a data.

O Google também fez uma pesquisa on-line por meio da ferramenta Google Survey com 500 consumidores on-line no mês de março que mostra que 64% das pessoas pretendem celebrar a Páscoa este ano e 1 a cada 3 consumidores afirmam que fazem buscas no Google para decidir o que comprar para presentear na data.

A Páscoa será, principalmente, uma data para rever pessoas queridas, o levantamento do Google mostrou que 72% dos brasileiros ainda vão decidir sobre as marcas dos produtos que pretendem comprar. Do total, apenas 28% já sabem qual marca comprar e aguardam melhores ofertas, 25% vão decidir na hora da compra e 18% começaram a avaliar opções, mas ainda não decidiram qual comprar.

Preocupação com o bolso

Neste ano, o principal desafio dos brasileiros será equilibrar a demonstração de afeto na Páscoa e a preocupação com o bolso, mesmo com o avanço da inflação em 2022 de 6,45% para 6,59%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Sobre o tipo de chocolate que será escolhido, a pesquisa mostra que:

– 32% das pessoas pretendem comprar ovos artesanais e caseiros;
– 31% desejam comprar ovos de lojas especializadas em chocolates;
– 22% planejam comprar ovos de sabores já conhecidos;
– 17% pensam comprar ovos de personagens com brindes ou brinquedos;
– 11% pretendem comprar ovos importados.

Chocolates e ovos

Os chocolates e ovos continuam sendo os protagonistas da data. De acordo com o Google, 68% dos consumidores pretendem comprar chocolate na Páscoa e 51% dizem que vão presentear crianças, 18% vão presentear adultos e 46% comprarão estes itens para consumo próprio.

Além do chocolate, o peixe não pode faltar na celebração de Páscoa. Para a data, 26% procuram bacalhau ou outros peixes. Além disso, outros 15% disseram procurar sobremesas diversas.

Ações promocionais

As ações promocionais tanto de marcas como do Varejo também podem ter impacto significativo no processo de decisão dos consumidores.

A pesquisa on-line do Google mostra que, além do preço, o que mais pode influenciar o consumidor em 2022 é ter o benefício imediato de comprar mais por menos, como em promoções do tipo Leve 2 e Pague 1.

Outro insight interessante é que formas inovadoras de benefícios, como o cashback, perderam relevância para os consumidores em relação ao ano passado. Confira, no gráfico abaixo, as preferências dos consumidores brasileiros em relação ao ano passado:

Pesquisa on-line do Google. Foto: Gabriel Grunewald Louro
Pesquisa on-line do Google. Foto: Gabriel Grunewald Louro

Canais de compra

Mesmo com o avanço acelerado dos meios digitais de venda, os canais de compra física ainda são a preferência nacional. Segundo o Google, 46% pretendem compras físicas (mercado, atacado e varejista); 19% pretendem comprar em lojas de marcas de rua; 19% pretendem comprar em aplicativos de entregas; 16% pretendem comprar via WhatsApp ou telefone e 15% pretendem comprar pela internet ou aplicativos.

Independentemente do canal de compra, o consumidor usa ferramentas de busca para pesquisar opções e preços de produtos. A pesquisa mostra que 1 a cada 3 consumidores afirmam que fazem buscas no Google para decidir o que comprar para presentear na data.

Leia também:

+ Páscoa amarga: preços do bacalhau e chocolate seguem alta generalizada no país

+ Rodoviária do Rio deve registrar 180 mil passageiros no feriado da Páscoa

Comentários

 




    gl