Atividade física pode reduzir efeitos da Covid-19, aponta estudo

Atividade física. Foto: Reprodução de Internet

Em artigo publicado na revista científica americana “Infectious Diseases and Therapy”, pesquisadores relataram, após analisar pacientes com Covid-19, que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.

O estudo foi realizado em um grupo de 500 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, que passaram por internação em um hospital de Madrid, capital da Espanha.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: sedentários e ativos. Ou seja, os que não praticavam qualquer tipo de atividade física e aqueles que tinham o hábito de se manter em movimento por pelo menos 30 minutos, 2x na semana.

Entre os resultados, foi constatado que a prática regular de atividade física aumenta em até oito vezes a chance de sobrevivência na internação, se comparado ao grupo sedentário.

A taxa de mortalidade registrada foi de 1,8% para os ativos, enquanto que para os “paradões” ficou em 13,8%. Além disso, também foi identificado que o grupo sedentário teve mais insuficiência respiratória e inflamação sistêmica que o grupo ativo.

Comentários

 




    gl