Categories: Geral

40 milhões de crianças com menos de cinco anos estão obesas

Obesidade não é sinal de relaxamento ou falta de determinação, mas uma doença crônica, que atinge 600 milhões de adultos, 40 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, causando 4 milhões de mortes por ano segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, já acomete um em cada cinco habitantes. E, pior: é o maior fator de risco para o Covid-19, depois da idade.

Portanto, se uma criança é obesa, não adianta esperar que ela cresça e, por algum milagre, isso se reverta na fase adulta.

“Já está provado que crianças e adolescentes obesos têm enorme chance de se transformarem em adultos obesos. Por isso, quanto mais cedo o problema for atacado, melhor”, explica a médica Yara Dantas, com especialidade em Nutrologia pelo Hospital Albert Einstein que esclareceu outras dúvidas. Confira:

1) Como identificar se a criança está obesa?
É bem simples identificar. Basta calcular o IMC, que é Índice de Massa Corporal. Como funciona? Você pega o peso da criança e divide pela altura ao quadrado. Existem várias calculadoras de IMC na Internet com os padrões estabelecidos, tudo muito simples de fazer e acompanhar. Outra opção é medir a circunferência abdominal. O valor ideal é a metade da altura da criança. Exemplo: se tiver 1,40m a circunferência abdominal deve ser menor que 70cm. Assim teremos noção da concentração da gordura na região.

2) Qual o melhor tratamento?
Na verdade, não existe isso de “qual o melhor” ou “mais eficaz” tratamento para obesidade. Nós temos que entender que é uma doença crônica. Então a primeira coisa que devemos identificar é o que está causando o problema. Se a pessoa é ansiosa, estressada, se tem alguma doença de base, insulina alta, diabetes. Isso tudo vai interferir no tratamento da pessoa. O tratamento é totalmente individualizado, que vai depender das condições do paciente, seu quadro clínico, idade, hábitos etc. Então: a obesidade é algo muito sério, que merece ser visto com muita atenção e responsabilidade. Para, aí sim, identificar qual o melhor tratamento para cada paciente. 

3) Em que situações devem ser usados medicamentos?
Temos primeiro que entender os motivos do paciente ter se tornado obeso. Muitas vezes ele é muito ansioso e busca a comida como fonte de prazer. Pode ser doce, carboidrato… a gente tem que entender essa angústia. E sim, podemos precisar usar medicamentos. Vai depender de cada patologia. Se esse paciente tem uma compulsão alimentar, se é ansiedade ou, muitas vezes, ele simplesmente relata “ter muita fome”. A medicação é extremamente individual e vai depender muito da queixa. Por isso é importante demais uma boa anamnese, que é aquela entrevista com paciente, onde buscamos todos os detalhes que possam ajudar no caso. E aí sim ter tudo o que precisamos para ver a necessidade ou não da medicação e qual deve ser utilizada.

4) Como manter a forma depois da conquista do peso ideal?
Algumas mudanças devem ser mantidas para que não se perca o que foi conquistado. É importante aderir aos altos níveis de atividade física, pelo menos uma hora de exercícios por dia. Seguir uma dieta de baixa caloria etc. Muitas vezes o paciente perde peso e pensa: “cheguei onde queria, posso comer tudo de novo”. Não pode. O motivo: a obesidade é uma doença crônica. Então a dieta, a mudança de estilo de vida, têm que ser, infelizmente para muitos, para o resto da vida. É preciso manter o equilíbrio nas refeições, monitorar o peso pelo menos uma vez por semana, para que pequenas oscilações sejam percebidas. E não abusar nos fins de semana e feriados. Caso contrário, todo o projeto de saúde vai por água abaixo. A avaliação semanal é importante para que a pessoa varie, no máximo, dois quilos de peso. Isso sem falar no lado emocional. É isso: a pessoa que escolhe emagrecer deve manter para sempre bons hábitos alimentares, ficar longe do sedentarismo e sempre perto do bom humor e da alegria.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

10 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

38 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Nadja Haddad pede orações após nascimento de gêmeos com prematuridade extrema

Susto. Nadja Haddad anunciou o nascimento dos filhos, José e Antonio. Os meninos, frutos de seu casamento com Danilo Joan,…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada de domingo (28), durante a comemoração do seu…

3 horas ago