Categories: EntretenimentoFamososMúsica

Morre o cantor e compositor Erasmo Carlos, ícone da música brasileira

Luto na música brasileira. O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22), após ser internado às pressas no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No início deste mês, o artista passou 16 dias no mesmo hospital para realizar exames e tratar uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio das forças bioquímicas que mantêm os líquidos dentro dos vasos sanguíneos. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.

Durante a primeira internação, Erasmo foi submetido a uma série de exames e ajustes terapêuticos. Alvo de boatos sobre sua morte, o cantor reagiu com bom humor ao celebrar a alta em postagem nas redes sociais.

“Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, publicou o cantor na ocasião.

Em dezembro de 2021, Erasmo passou mais de uma semana internado no mesmo hospital após ser diagnosticado com Covid-19. “Gente, eu venci a Covid! Não foi mole, não, foi difícil”, afirmou o cantor após ter alta.

O “Tremendão” vai deixar saudades

Nascido e criado na Tijuca, na Zona Norte do Rio, Erasmo Carlos, que completou 81 anos no dia 5 de junho, sempre foi apaixonado pela música. Junto com Wanderléa e Roberto Carlos, se tornou um dos principais representantes da Jovem Guarda, movimento musical e cultural dos anos 60 e 70.

Pioneiro do rock brasileiro e dono de um estilo único, Erasmo deixa um grande legado para a música no Brasil. Foram 50 anos de estrada, mas de 500 canções e sucessos diversos como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, e “O Bom”, entre tantos que ultrapassaram gerações. Carioca, ele deixa dois filhos, Gil Eduardo e Léo Esteves, além de netos. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Erasmo Carlos, Wanderléa e Roberto Carlos. Foto: Reprodução de TV

Premiação, trabalho recente e última publicação

Erasmo foi premiado, na última quinta-feira (17), com um Grammy Latino na categoria de Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, pelo álbum O Futuro Pertence À… Jovem Guarda (2022) — último disco que ele lançou.

O álbum traz oito releituras de sucessos da época da Jovem Guarda que ficaram marcados na voz de outros cantores. São elas: Nasci Pra Chorar, O Ritmo da Chuva, Alguém na Multidão, O Tijolinho, Esqueça, A Volta, Devolva-Me e O Bom.

Em sua última publicação no Instagram, no dia 18 de novembro, ele agradeceu o prêmio. “É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!”.

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

3 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

4 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

4 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

12 horas ago